Companhia sinalizou perspectivas de expansão da sua produção e uso na matriz energética nacional e global
A Eletrobras, por meio de seu Conselho de Administração, emitiu um comunicado aprovando as Diretrizes Estratégicas para o hidrogênio verde. Conforme anunciou a companhia, o intuito é restringir sua atuação em relação às perspectivas de expansão da sua produção e uso na matriz energética nacional e global.
No documento, assinado pelo vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, Eduardo Haiama, constam quatro prioridades da empresa para o hidrogênio verde. A primeira delas é suprir a demanda elétrica da cadeia de produtiva do H2V e derivados com energia limpa e renovável, além de avaliar oportunidades de sua produção.
O segundo tópico envolve estabelecer alianças estratégicas com potenciais clientes e fornecedores, aumentando a competitividade de projetos de produção da matéria-prima.
Outra prioridade é influenciar, no Brasil e no exterior, a escala, a integração tecnológica e o apoio institucional para operações de hidrogênio verde e derivados, fomentando a disseminação de informação e a mudança tecnológica de atuais e potenciais clientes, participando ativamente na defesa e apoio à agenda de descarbonização.
A Eletrobras encerra destacando que também vai atuar para promover e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na cadeia de produção e uso do H2V.
“Como líder em geração e transmissão de energia elétrica no país, e em linha com sua estratégia de descarbonização, a Eletrobras segue contribuindo para que a matriz energética brasileira seja uma das mais limpas e renováveis do mundo e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a a inovação e a excelência”, diz o documento.