Mundo

Charlie Munger: morre ícone do mercado financeiro e amigo de Buffett, aos 99 anos

Munger deixa sua marca como um dos grandes pensadores e estrategistas do mundo dos investimentos

O vice-presidente da Berkshire Hathaway, referência para investidores e conhecido como o “braço direito” de Buffett, Charlie Munger faleceu na tarde desta terça-feira (28), aos 99 anos, como anunciado em um comunicado da Berkshire Hathaway. 

O conglomerado recebeu a notícia da família de Munger, informando sobre sua morte pacífica em um hospital na Califórnia na manhã de terça-feira. Munger, conhecido por sua sabedoria nos investimentos e por seu papel como braço direito de Warren Buffett na Berkshire Hathaway, deixou um legado marcante no mundo financeiro.

“A Berkshire Hathaway não poderia ter chegado ao seu status atual sem a inspiração, sabedoria e participação de Charlie”, disse Buffett em comunicado.

Além de seu papel como vice-presidente da Berkshire, Munger desempenhou diversas funções ao longo de sua vida, incluindo advogado imobiliário, presidente e editor do Daily Journal Corp. Ele também foi membro do conselho da Costco, se destacou como filantropo e até mesmo atuou como arquiteto.

No início de 2023, sua fortuna era estimada em 2,3 bilhões de dólares, um valor impressionante para muitos, embora consideravelmente menor do que a vasta fortuna de Buffett, estimada em mais de 100 bilhões de dólares.

Durante a assembleia anual de acionistas da Berkshire em 2021, Munger, então com 97 anos, aparentemente deixou escapar inadvertidamente um segredo bem guardado: sugeriu que o vice-presidente Greg Abel “manterá a cultura” após a era de Buffett.

Conheça o “braço direito” de Buffett que se tornou ícone do mercado financeiro

Charlie Munger, cuja fortuna foi estimada em cerca de US$ 2,3 bilhões em 2021, representa um dos principais ícones do mercado financeiro, deixando sua marca como um dos grandes pensadores e estrategistas do mundo dos investimentos.

Conhecido como Charlie, ele ocupa o cargo de vice-presidente no conglomerado Berkshire Hathaway, liderado por ninguém menos que Warren Buffett, o renomado bilionário e maior investidor do globo, com quem mantém uma amizade sólida de mais de seis décadas.

A influência de Munger é notável, sendo um discípulo dedicado do economista Benjamin Graham, considerado o pioneiro da estratégia “buy and hold” no mercado de ações. Esse conceito, que traduzido significa “comprar e manter”, envolve a aquisição de ativos para mantê-los por um longo prazo. Além disso, Munger incorpora conceitos da psicologia para interpretar o comportamento dos investidores e fazer previsões sobre o mercado financeiro.