Estatais, incluindo a brasileira Petrobras, também firmaram acordo para zerar emissões de metano até 2030
elo menos 50 petroleiras, incluindo a brasileira Petrobras, firmaram compromisso para zerar as emissões de carbono até 2050. A assinatura do acordo ocorreu durante a COP28, em Dubai, quando as estatais, majors e independentes também se comprometeram a reduzir significativamente as emissões de metano até 2030.
O compromisso foi firmado a partir da assinatura da ‘Carta para a descarbonização do óleo e gás’ (na sigla em inglês, (OGDC). As companhias que firmaram o compromisso correspondem a 40% da produção mundial de petróleo.
Conforme afirmou Ahmed al-Jaber, presidente da COP28 e CEO da petroleira estatal Adnoc, 60% das signatárias são estatais, o que representa o maior número até hoje. Por meio do acordo, as empresas se comprometeram em continuar trabalhando em busca das melhores práticas da indústria para a redução de emissões.
“Estou comprometido tanto com a inclusão quanto com a transparência. Se queremos acelerar o progresso em toda a agenda climática, precisamos que todos sejam responsáveis pela ação climática. Todos nós devemos nos concentrar em reduzir as emissões e aplicar uma visão positiva e proativa para impulsionar a ação climática e fazer com que todos tomem medidas. Precisamos de um plano de ação claro, e estou determinado a fornecer um”, disse Al Jaber.
Confira abaixo algumas das ações-chave que foram definidas:
- Investimento no sistema energético do futuro, incluindo energias renováveis, combustíveis de baixo carbono e tecnologias de emissões negativas;
- Aumento da transparência, incluindo o aprimoramento da medição, monitoramento, relatório e verificação independente das emissões de gases de efeito estufa e seu desempenho e progresso na redução de emissões;
- Aumento do alinhamento com as melhores práticas da indústria em geral para acelerar a descarbonização das operações e aspirar a implementar as melhores práticas atuais até 2030 para reduzir coletivamente a intensidade das emissões;
- Redução da pobreza energética e fornecendo energia segura e acessível para apoiar o desenvolvimento de todas as economias.