O Conselho Administrativo da Even (EVEN3) se reuniu nesta quinta-feira (14) e deliberou pela aprovação de pagamento de JCP (Juros Sobre Capital Próprio) aos seus acionistas.
O valor total dos dividendos distribuídos é de R$ 50 milhões, representando, nesta data, R$0,25171794 por ação ordinária de emissão da companhia excetuadas as ações mantidas em tesouraria. O JCP será pago no dia 5 de janeiro de 2024.
Terão direito aos dividendos aqueles que forem acionistas da companhia na data base de 19 de dezembro de 2023.
As ações de emissão da Companhia passarão a ser negociadas ex-dividendos, a partir de 20 de dezembro de 2023.
Even conclui recompra de 8,7 milhões de ações
A construtora Even, emitiu fato relevante em meados de setembro informando que concluiu a recompra de 8, 7 milhões de ações de sua própria emissão, em operação realizada fora do mercado organizado.
Com isso, as 10 milhões de ações ordinárias de emissão da companhia, que se encontravam em tesouraria, foram canceladas, sem redução do capital social.
A Even informa que o capital social da companhia passará a ser representado por 200 milhões de ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.
Even negocia venda de participação na Melnick
Em junho, a Even emitiu comunicado ao mercado informando que recebeu uma proposta da Puras Holland Park, acionista não controlador, parte relacionada da companhia, para uma operação de troca de ações.
A proposta é para que a companhia entregue à Puras 14.322.649 de ações de emissão da Melnick Desenvolvimento Imobiliário detidas pela companhia, e Puras entregará à companhia 8.710.000 ações de emissão da própria Even. Segundo comunicado, a proporção de troca proposta foi fixada com base no valor patrimonial das ações.
A Even explicou que, como a operação implicará na aquisição, pela companhia, de ações de sua própria emissão, para manutenção em tesouraria e posterior cancelamento, junto à parte relacionada, será convocada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 24 de agosto para analisar a operação.
A companhia informa ainda que obteve autorização da Melnick Participações para desonerar e liberar as ações da Melnick do ônus decorrente do acordo de acionistas, de modo que a Even possa vendê-las à Puras no prazo de até 90 dias.
Em decorrência da desoneração, permanecerão vinculadas ao acordo de acionistas 77.483.107 ações de emissão da Melnick de titularidade da Even, o equivalente a 37,56% do capital social. “A desoneração, mencionada acima, não resultará na alteração das regras vigentes do acordo de acionistas de Melnick, e tampouco na estrutura de controle de Melnick”, diz o comunicado.