A Azul (AZUL4) anunciou na última sexta-feira (15) a compra de sete aviões A330neo, que serão entregues a partir de 2026. Somados, os modelos são avaliados em US$ 1,5 bilhão. O anúncio foi feito durante um evento com jornalistas para marcar os 15 anos da companhia.
De acordo com Alexandre Malfitani, diretor vice-presidente financeiro e de relações com investidores, a Azul ainda irá decidir o formato de financiamento das aeronaves.
“A gente vai tomar a decisão de financiamento no momento adequado e dependendo das condições de financiamento no momento”, afirmou. O executivo também lembrou que, no passado, cerca de 2/3 da frota era no modelo de arrendamento operacional e 1/3 com dívida.
Com o negócio, a Azul espera ficar com algo entre 14 e 15 aeronaves de corredor duplo após a chegada das 7 aeronaves.
Azul (AZUL4) lucra R$ 957,4 mi no 3T23, mostram dados preliminares
A Azul (AZUL4) divulgou em 14 de novembro seus resultados preliminares e não auditados do terceiro trimestre de 2023. A companhia reportou lucro operacional de R$ 957,4 milhões, um crescimento de 137,1% na comparação anual.
A receita líquida totalizou R$ 4,914 bilhões no terceiro trimestre, alta de 12,3% na comparação com igual etapa de 2022.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado somou R$ 1,551 bilhão, alta anual de 67,7%. Com isso, a margem Ebitda ajustada subiu 10,4 p.p. (pontos percentuais), para 31,6%.
Os custos e despesas operacionais da Azul somaram R$ 3,956 bilhões entre julho e setembro, um recuo de 0,4% na comparação ano a ano.
A empresa aérea encerrou o trimestre com liquidez total de R$ 6,7 bilhões, incluindo investimentos e recebíveis de longo prazo, depósitos de segurança e reservas de manutenção.
Em 30 de setembro de 2023, a Azul detinha uma frota operacional de passageiros de 181 aeronaves e uma frota contratual de passageiros de 194 aeronaves, com uma idade média de 7,3 anos excluindo as aeronaves Cessna.