Política

Lula diz que aprovação da reforma tributária é “fato histórico”

"O que aconteceu foi um fato histórico”, comemorou Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou no último sábado (16) a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional.

“Pela primeira vez na história conseguimos aprovar uma reforma tributária para facilitar o investimento, facilitar o pagamento de imposto. Pagar mais quem ganha mais, pagar menos quem ganha menos. O que aconteceu foi um fato histórico”, disse Lula durante a solenidade de assinatura do contrato de início das obras de um empreendimento habitacional em Itaquera, zona leste de São Paulo.

Lula ainda disse que a aprovação da reforma só foi possível graças à capacidade de membros do governo, como os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

Lira comemora aprovação da reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), comemorou no sábado (16) a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. 

“Depois de mais de 40 anos, o país terá um sistema tributário moderno, enxuto e eficiente que mudará a economia do País. Não é o sistema perfeito, mas aquele possível de ser aprovado”, escreveu Lira em sua conta no X, antigo Twitter.

Além disso, o deputado alagoano também afirmou que a aprovação da reforma tributária foi “a primeira realizada num regime democrático em que todas as correntes de pensamento puderam expressar suas opiniões”.

Parceiros

Com previsão de ser promulgada na próxima quarta-feira (20), a reforma cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficará no lugar de outros tributos federais, como o PIS e a Cofins.

A proposta também cria um Imposto Seletivo que compensará o fim do IPI e serve para desestimular o uso de produtos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente.

Haddad comemora aprovação da Reforma Tributária: “Dia importante”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também comemorou a aprovação da PEC (Projeto de Emenda à Constituição) da Reforma Tributária em primeiro turno na Câmara dos Deputados na sexta-feira (15).

Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para os relatores da Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e do Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), para agradecer pelo empenho na tramitação do projeto:

“Acabei de falar com os dois relatores, sei que o presidente Lula também já ligou para os dois relatores, e vai ligar para os presidentes das duas Casas. É um dia importante, há 40 anos se fala em reforma tributária no Brasil”, disse Haddad para jornalistas em São Paulo.