O estado da Paraíba vem se destacando no Brasil na produção de energia renovável. Nos últimos anos, os investimentos no setor de energia limpa resultaram em saldos positivos. Construção e instalação de novos parques, além da ampliação da capacidade instalada para atender o crescimento do setor contribuíram para a ampliação e desenvolvimento da energia renovável da Paraíba no país. Em 2023, foram concluídos oito parques, sendo sete de energia eólica, nos municípios de Junco do Seridó e Santa Luzia, e mais um de energia solar fotovoltaica, localizado em Sumé. Atualmente, são 61 parques em operação no estado funcionado no modelo de energia solar fotovoltaica e eólica, e a Paraíba possui 2,00 GW de capacidade instalada para a geração de energia elétrica, sendo 74,12% em energia renovável e 25,88% não renovável.
A Paraíba ocupa, na atualidade, a 18ª posição no ranking da geração distribuída e tem espaços para crescer. O setor solar fotovoltaico já trouxe para o estado 337,5 megawatts em sistemas de geração solar distribuída. O estado é ainda o sétimo maior em número de usinas em operação, são 461 megawatts. Atualmente é capaz de gerar quase 800 megawatts, já tendo recebido R$ 4 bilhões em investimentos do setor de energia solar, com 24 mil empregos trazidos para a região. A expectativa do governo estadual é de que o setor aumente em 50% tudo o que já foi investido nos últimos dez anos.
Esse cenário demonstra a importância da Paraíba em nível nacional na área energética, que vem crescendo cada vez mais. Isto porque é um dos estados que apresentam excelentes condições para investimentos em energias renováveis, devido a qualidade dos recursos energéticos, principalmente os eólicos e solar; estradas e rodovias em condições adequadas; disponibilidade de sistemas de comunicação próximos aos sítios energéticos, e condições para escoamento da energia gerada pelos empreendimentos.
Menos impacto
A energia limpa vem ganhando a cada dia mais espaço na vida das pessoas. Gerada sem emitir poluentes, a energia limpa produz mínimo impacto ambiental, sendo classificada como energia renovável. Ela também vem sendo oferecida a preços cada vez mais atrativos, contribuindo para a sustentabilidade e a economia. Por muito tempo utilizou-se o tipo de energia convencional, considerada como única forma de se gerar energia para as residências ou estabelecimentos. Entretanto, atualmente, com a ajuda de novas tecnologias, é possível implementar sistemas de energia limpa que contribuem também para a economia da conta de luz.
Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo. A importância da utilização da energia limpa para a geração de energia vem ganhando cada vez mais visibilidade, pois auxilia na diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, entre outros benefícios. Apesar disso, hoje em dia os combustíveis fósseis ainda são utilizados no país para a geração de energia, os quais incluem recursos como petróleo, diesel, gás natural, xisto e carvão mineral. Esses contribuem para diversos malefícios, como desmatamento e poluição.