A Gol (GOLL4) teve queda de 2,5% na demanda de passageiros por voos em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A oferta da empresa recuou 8,1% no mesmo período, segundo relatório de tráfego divulgado pela companhia aérea na sexta-feira (5).
No quarto trimestre, a companhia apurou baixa na demanda de 1,1% e queda na oferta de 5,7% ante o mesmo trimestre de 2022. Em ambos os períodos, a oferta e a demanda da empresa recuaram no Brasil.
No internacional, porém, a demanda subiu 17% em dezembro e ficou praticamente estável no trimestre, enquanto a oferta caiu 3,8% em dezembro e despencou 12,3% nos últimos três meses do ano.
Em meados de dezembro, o presidente-executivo da Gol, Celso Ferrer, afirmou que o atraso nas entregas de aeronaves 737 MAX pela Boeing é o “principal desafio” da companhia aérea.
A Gol esperava ter 53 aviões MAX voando em dezembro, mas até setembro tinha apenas 38, disse Ferrer na ocasião.
Os fabricantes de aeronaves têm enfrentado gargalos na cadeia de abastecimento e interrupções de produção. A Gol espera que as aeronaves MAX representem 80% de sua frota até 2028.
Gol obtém garantia de até US$ 209 mi para financiamento
A Gol (GOLL4), desde a última terça-feira (27), terá acesso a uma apólice de seguro de crédito recentemente desenvolvida, estruturada com o apoio da Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-Camex) e respaldada pelo Fundo Garantidor à Exportação (FGE).
Conforme comunicado, a apólice de seguro de crédito pode ser empregada para viabilizar serviços de manutenção no Brasil oferecidos pela unidade GE-Celma MRO, localizada em Petrópolis (RJ).
Dessa forma, a empresa tem a possibilidade de buscar linhas de crédito no montante de até US$ 209 milhões para financiar a manutenção de seus motores CFM56-7B.