Mercado

Café com BPM: Bolsas operam mistas sem referência de NY

As bolsas de NY não terão sessão ordinária, em função do feriado de Martin Luther King, Jr.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (12) em alta de 0,33%, aos 131.075,37 pontos. A recuperação após sucessivas quedas não foi o suficiente para reduzir as perdas da semana. No acumulado dos últimos cinco dias o índice recuou 0,76%. O dólar comercial, por sua vez, fechou em queda de 0,37%, a R$ 4,85.

EUA

Ao seguir o calendário norte americano, marcado pelo feriado de Martin Luther King, Jr., nesta segunda-feira (15) as bolsas de Nova York não terão sessão ordinária e só terão seu primeiro dia útil da semana na terça-feira (16). Os índices futuros dos EUA apresentam movimentos mistos.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro (EUA), -0,13%

S&P 500 Futuro (EUA), -0,09%

Nasdaq Futuro (EUA), +0,03%

Bolsas asiáticas

Na Ásia e no Pacífico, os mercados encerraram o dia sem uma direção única, enquanto especulações sobre os próximos passos da política monetária da China ganham destaque. Surpreendendo as expectativas de redução, o Banco Central Chinês (PBoC) optou por manter inalteradas as taxas de juros de sua linha de crédito de médio prazo (de 1 ano) e de contratos de recompra (repos) reversa de 7 dias, permanecendo em 2,5% e 1,8%, respectivamente.

Shanghai SE (China), +0,15%

Nikkei (Japão), +0,91%

Hang Seng Index (Hong Kong), -0,17%

Kospi (Coreia do Sul), +0,04% 

ASX 200 (Austrália), -0,03%

Bolsas europeias

Já os mercados europeus operam em território negativo, revertendo a tendência positiva observada no final da semana anterior. Essa mudança ocorre em meio à confiança de que os bancos centrais começarão a reduzir as taxas de juros de maneira mais rápida ao longo deste ano, em resposta à queda da inflação.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,08%

DAX (Alemanha), -0,16%

CAC 40 (França), -0,28%

FTSE MIB (Itália), -0,34% 

STOXX 600, -0,10%

Radar corporativo

O desempenho inicial das ações da Tesla (TSLA34) em 2024 foi desfavorável, caindo 12%, em contraste com a estabilidade dos índices S&P 500 e Nasdaq. No entanto, este não é o pior começo de ano, no entanto. É apenas o quarto pior início de temporada. As ações da Tesla caíram mais de 20% nos primeiros nove pregões de 2012, depois de subirem 7% em 2011.

Diversos fatores estão contribuindo para a queda dos papéis da Tesla (TSLA34), incluindo o aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA a 10 anos, refletindo uma leitura de inflação mais elevada que o esperado. Isso abalou a confiança na possibilidade de a Federal Reserve (Fed) reduzir as taxas de juros, o que, historicamente, afeta positivamente o ‘valuation’ das ações.

Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou na última sexta-feira (12) a revogação da suspensão da oferta pública de distribuição de cotas referente à segunda emissão do Fundo de Investimento Imobiliário (FIISuno Energias Limpas (SNEL11). A medida de suspensão, implementada em meados de dezembro do ano passado, foi motivada por algumas não conformidades relacionadas à taxa de ingresso no fundo.

A taxa de entrada, também conhecida como taxa de ingresso, incide no momento da aplicação de recursos em um determinado fundo, impactando o valor efetivo da aplicação inicial. De acordo com o comunicado da CVM, a sua área técnica reconsiderou a suspensão da oferta devido às “providências tomadas pelo ofertante” e concluiu que as irregularidades identificadas foram devidamente corrigidas.

Agenda do dia

O retorno do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de suas férias está programado para a segunda-feira (15), quando deve se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir a Medida Provisória (MP) da reoneração. Paralelamente, na mesma segunda-feira, o Ministério da Fazenda lançará o Prisma Fiscal, apresentando projeções econômicas e fiscais para 2024 e 2025, elaboradas até o início deste mês. 

No primeiro dia da semana, o calendário norte americano é marcado pelo feriado de Martin Luther King, Jr. O dia celebra o legado do líder dos direitos civis e por isso, em Nova York, as bolsas terão sessão ordinária a partir da próxima terça-feira (16). 

No cenário econômico internacional, destaca-se na zona do euro a divulgação da Produção Industrial tanto em sua variação anual quanto mensal, assim como os dados referentes à Balança Comercial. 

No Brasil, às 8h25 (horário de Brasília), será divulgado o Boletim Focus, trazendo projeções e expectativas de economistas para variáveis econômicas e fiscais em nível nacional. Esses eventos podem influenciar os mercados financeiros, sendo importantes para investidores e analistas acompanharem.