A Gol (GOLL4) está ponderando a opção de entrar com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos dentro de um mês, conforme informações da coluna Painel da Folha de S. Paulo do último domingo (14), mencionando fontes.
A empresa avalia que aderir ao Capítulo 11 da lei de falências americana é mais favorável do que optar pela recuperação judicial no Brasil. Atualmente, a companhia busca, nas próximas duas semanas, elaborar um plano de reestruturação de dívidas entre as partes envolvidas fora do contexto judicial.
No entanto, a complexidade dos interesses em jogo tem tornado essa abordagem inviável, de acordo com a coluna. O Itaú BBA prevê uma reação negativa no mercado acionário devido às preocupações sobre a possível diluição adicional para os acionistas.
No início de dezembro, a Gol anunciou a contratação da consultoria financeira Seabury Capital para conduzir uma extensa revisão de sua estrutura de capital. Durante o Investor Day, a empresa compartilhou informações sobre os desafios que estava enfrentando. Destacou que a atual liquidez não viabilizaria a reativação de suas 20 aeronaves paradas, dada a necessidade de um investimento entre US$ 200 milhões e US$ 250 milhões.
No terceiro trimestre de 2023, a posição de caixa da Gol era de R$ 994 milhões, contrastando com uma dívida bruta de R$ 19,5 bilhões e um Ebitda ajustado dos últimos 12 meses de R$ 4,7 bilhões.
“É por isso que a empresa mencionou que está tentando adotar uma abordagem holística com diversas partes interessadas”, avalia o banco.
O BBA mantém uma recomendação de market perform (desempenho em linha com a média do mercado, equivalente a neutro), estabelecendo um preço-alvo de R$ 7,30. Isso representa uma queda de 4% em relação ao fechamento anterior.
Gol (GOLL4) tem queda de 8% em demanda por voos em dezembro
A Gol (GOLL4) teve queda de 2,5% na demanda de passageiros por voos em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A oferta da empresa recuou 8,1% no mesmo período, segundo relatório de tráfego divulgado pela companhia aérea na sexta-feira (5).
No quarto trimestre, a companhia apurou baixa na demanda de 1,1% e queda na oferta de 5,7% ante o mesmo trimestre de 2022. Em ambos os períodos, a oferta e a demanda da empresa recuaram no Brasil.
No internacional, porém, a demanda subiu 17% em dezembro e ficou praticamente estável no trimestre, enquanto a oferta caiu 3,8% em dezembro e despencou 12,3% nos últimos três meses do ano.
Em meados de dezembro, o presidente-executivo da Gol, Celso Ferrer, afirmou que o atraso nas entregas de aeronaves 737 MAX pela Boeing é o “principal desafio” da companhia aérea.