Mercado

Oi (OIBR3): saída de CEO pode trazer novos acionistas

Saída de Rodrigo Abreu abre espaço para mudança expressiva na governança da empresa

Anunciada na noite de quinta-feira (18), a saída de Rodrigo Abreu do comando da Oi (OIBR3) abre espaço para uma mudança expressiva na governança da empresa, a partir da entrada de novos acionistas controladores, segundo fontes informaram ao “Valor”. 

De acordo com a publicação, a transição se daria a partir da aprovação de um novo plano de recuperação judicial que deverá estar pronto até o fim do mês. O prazo foi informado pela companhia no documento.

As bases conceituais do novo plano devem ser parecidas com as do anterior, protocolado em maio do ano passado, mas os detalhes e valores ainda estão sendo negociados com os credores financeiros da operadora. Abreu continuará a participar das negociações, agora como membro do conselho de administração da companhia. O objetivo é realizar a assembleia geral de credores até o fim de fevereiro, esclareceu fonte que acompanha de perto o processo.

Com a conversão de parte da dívida em ações, novos acionistas devem assumir as rédeas da companhia. Atualmente, o capital acionário da Oi se encontra pulverizado. A maior participação é do investidor Victor Adler em conjunto com a VIC DVTM: 0,27% do capital. “Não faz sentido renovar o mandato [de Rodrigo Abreu] às vésperas de uma grande mudança de governança”, argumenta a fonte. O mandato de Abreu como diretor-presidente da Oi termina no fim deste mês de janeiro.

O primeiro processo de recuperação judicial da companhia teve início em 2016 e foi encerrado em dezembro de 2022. Na segunda recuperação, o foco da companhia está na reestruturação de cerca de R$ 30 bilhões detidos por credores financeiros. Os dois mandatos de Abreu à frente da Oi foram marcados por mudanças profundas na estrutura de governança da operadora e, também, pela venda de ativos como o negócio de telefonia móvel e a infraestrutura de fibra óptica.

Mateus Bandeira assume o posto

Para o cargo de CEO, o Conselho de Administração da Oi indicou Mateus Affonso Bandeira. Atualmente, Bandeira participa da companhia como membro independente do Conselho de Administração, onde liderava até então o Comitê de Gente, Nomeações e Governança. 

“O Sr. Mateus Bandeira ingressa, assim, no corpo executivo da companhia, com o objetivo de dar continuidade e foco ao processo de transformação ora em curso, incluindo a finalização dos acordos necessários para a submissão do Plano de Recuperação Judicial a ser apresentado em Assembleia Geral de Credores e para que, em momento seguinte, apoie a seleção de um novo CEO para execução e implementação do referido plano no longo prazo”.

Mateus Bandeira é também Conselheiro da Vibra (VBBR3), Intelbrás (INTB3) e Marcopolo (POMO4), e já foi CEO da Falconi Consultoria e do Banrisul (BRSR6). Ele também já foi Secretário de Estado do Governo do Rio Grande do Sul.