Mercado

Companhias aéreas cancelam voos entre Brasil e Argentina devido à greve geral na quarta (24)

Ao todo, 34 voos foram cancelados e um teve o horário alterado

Os voos agendados entre Brasil e Argentina para a próxima quarta-feira (24) foram cancelados devido a uma greve geral planejada no país vizinho em protesto contra um projeto de lei anunciado pelo presidente Javier Milei. Além disso, houve alterações nos voos no fim da noite de terça-feira (23), pois a greve está programada para iniciar à meia-noite do dia 24 e se estender até a meia-noite.

Um total de 34 voos foram cancelados e um teve seu horário modificado, de acordo com informações levantadas pelo Estadão. A companhia Latam cancelou 12 voos e ajustou o horário de um voo programado para partir de Guarulhos (SP) às 21h20 de quarta-feira, adiando para as 22h15. Com essa alteração, o voo está previsto para chegar em Buenos Aires às 1h30 de quinta-feira, após o término da greve de 24 horas. Por sua vez, a Gol (GOLL4) teve 22 voos cancelados, enquanto a Azul (AZUL4) não está operando rotas entre os dois países.

Greve geral na Argentina

A paralisação nacional na Argentina foi convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), uma das principais centrais sindicais do país, em protesto contra um decreto presidencial e um conjunto de reformas popularmente chamado de “Lei Ônibus”.

Os sindicatos manifestam sua oposição às alterações propostas na legislação trabalhista, as quais abrangem opções alternativas para compensação ao trabalhador demitido, a revogação de penalidades aos empregadores por falta de registro de funcionários, e restrições às greves em setores como saúde e educação, entre outras medidas.

Companhias aéreas se manifestam

As companhias aéreas emitiram diretrizes para os passageiros que têm voos agendados.

A Gol, por meio de um comunicado, anunciou que todos os passageiros terão seus voos reagendados para outras datas, com a possibilidade de realizar essa alteração sem incorrer em custos adicionais, e também terão a opção de solicitar reembolso integral. A empresa assegurou que os clientes com bilhetes programados para o dia da greve estão sendo notificados através de e-mails e mensagens de texto (SMS).

A empresa aérea implementou operações adicionais para os dias 25 e 26 de janeiro. Para esclarecimento de dúvidas, os clientes podem entrar em contato através do número 0300 115 2121. No caso de compras realizadas com milhas, os passageiros são orientados a contatar a Smiles pelos telefones 0300 115 7001 (para Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (para Ouro Diamante).

Para os passageiros argentinos, o número de contato é +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h. A empresa aconselha os clientes que compraram bilhetes por meio de agências de viagem a entrarem em contato diretamente com seus representantes.

A Latam divulgou que os passageiros impactados pela greve têm a opção de modificar o voo sem incidência de multa, escolhendo uma nova data dentro de até 15 dias após a data original, ou solicitar reembolso. A companhia solicita que os clientes verifiquem o status do voo através de seu site.