O Goldman Sachs elevou a recomendação da Stone (STOC31) para “compra” e do PagBank (PAGS34) para “neutra”, conforme relatório publicado nesta segunda-feira (22).
De acordo com o relatório do banco, as Iniciativas na área de produtos bancários, taxas de juros mais baixas e estabilização nas tendências de crescimento impulsionaram a reclassificação.
O Goldman Sachs observa que as ações das empresas de pagamento subiram 45% desde 2 de outubro do ano passado, com alta de 59% na Stone e de 46% no PagBank.
“Na nossa visão, o desempenho positivo é principalmente uma combinação de taxas decrescentes, estabilização do crescimento do TPV [volume de pagamentos processados] e redução de riscos regulatórios para o parcelamento sem juros”, dizem os analistas.
Para eles, o setor de cartões tem menos espaço para continuar expandindo significativamente sua penetração, depois de atingir mais de 50% do consumo das famílias, mas o crescimento da indústria deverá se estabilizar em um patamar de um dígito alto ou dois dígitos baixos.
O Goldman Sachs acredita que o setor de pagamentos permanece competitivo, com pressão adicional causada pelas credenciadoras não listadas em bolsa, mas que as iniciativas voltadas à área bancária podem favorecer Stone e PagBank.
Goldman Sachs sobe 51% no lucro no 4T23, mas recua 20% no ano
O Goldman Sachs anunciou um ganho de US$ 2 bilhões no quarto trimestre, apresentando um aumento de 51% em comparação com o mesmo período de 2022, quando registrou US$ 1,33 bilhão.
O lucro por ação para o trimestre atingiu US$ 5,48, representando um incremento de 65% em relação aos US$ 3,32 registrados no quarto trimestre de 2022. Quanto à receita trimestral, alcançou US$ 11,32 bilhões, uma leve elevação em comparação com os US$ 11,26 bilhões do ano anterior.
“Este foi um ano de execução para o Goldman Sachs. Com tudo o que conquistamos em 2023 aliado à nossa clara estratégia simplificada, temos uma plataforma muito mais forte para 2024”, afirmou o diretor-presidente do banco, David Solomon.
Ao longo de 2023, o Goldman Sachs registrou um lucro total de US$ 8,52 bilhões, apresentando uma redução de 19,54% em comparação com os US$ 10,59 bilhões obtidos em 2022. O lucro por ação para o ano foi de US$ 22,87, representando uma diminuição de 24% em relação aos US$ 30,06 registrados em 2022.
“Os nossos objetivos estratégicos reforçam nosso incansável compromisso de atender nossos clientes com excelência, fortalecer ainda mais nossa franquia líder de clientes e continuar entregar resultado aos acionistas”, completou.
Quanto à receita total de 2023, atingiu US$ 46,25 bilhões, refletindo uma queda de 2,36% em comparação com os US$ 47,37 bilhões do ano anterior.