Mercado

Banco Master compra Voiter, antigo Indusval

Master promove uma reorganização societária com o objetivo de reforçar suas atuações nas áreas de atacado e varejo

O Banco Master concluiu a aquisição do Banco Voiter (antigo Indusval), com o qual vinha negociando desde 2023. Por meio dessa operação, cujo valor não foi divulgado, o Master realiza uma reorganização societária com o intuito de fortalecer suas atividades nos segmentos de atacado e varejo.

Os acionistas do Banco Master, Daniel Vorcaro, Augusto Lima e Maurício Quadrado, estão confiantes de que o plano impulsionará os negócios, proporcionando maior tração e eficácia nos modelos e ofertas de valor para oferecer a melhor experiência aos clientes. Com a reestruturação, Lima supervisionará a operação varejo, enquanto Quadrado ficará responsável pela operação de atacado.

Vorcaro atuará como sócio em ambos os bancos. Essa transação forma um conglomerado com a meta de atingir um patrimônio líquido de R$ 5 bilhões até o final de 2024.

Em agosto de 2023, foi anunciada a venda do Banco Voiter para a pequena Capital Consig, que planejava injetar R$ 100 milhões e adquirir o controle da instituição. Contudo, o negócio não foi concretizado, pois ainda aguardava aprovação do Banco Central (BC).

Expansão de segmentos

Conforme declarado pelo Banco Master, a decisão de aquisição está fundamentada na significativa expansão dos segmentos em que as instituições atuam, especialmente nas áreas de Crédito Consignado, Operações Estruturadas e Mercado de Capitais.

A operação ainda está sujeita à aprovação do Banco Central, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e demais órgãos reguladores. Após a aprovação, o Banco Voiter será integrado à área de atacado do grupo, incorporando o banco de investimento, a corretora, as duas gestoras (MAM e MACAM) e as duas DTVMs (CM Capital e Trustee).

A aquisição tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento de produtos voltados para o agronegócio, uma área na qual o Voiter já possui forte presença. O atual controlador do Voiter, Roberto de Rezende Barbosa, é um empresário reconhecido por sua atuação no setor do agronegócio (sendo um dos principais acionistas da Cosan) e ingressou no banco em 2013.