Mercado

Dona do Snapchat promove demissão de 500 funcionários

Desligamentos equivalem a equivalente a 10% da equipe da Snap Inc.

A Snap Inc., dona do aplicativo de mensagens Snapchat, demitiu 500 funcionários nesta segunda-feira (5), o equivalente a 10% de sua equipe, um dia antes de divulgar o resultado do quarto trimestre fiscal e do ano de 2023.

“Com o objetivo de posicionar melhor o nosso negócio para executar nossas maiores prioridades e garantir que temos a capacidade de investir de forma incremental para apoiar o nosso crescimento com o tempo, tomamos a difícil decisão de reestruturar nossa equipe”, disse a Snap em comunicado enviado hoje à SEC (Securities and Exchange Commission), órgão equivalente à CVM nos Estados Unidos.

“Como resultado, estimamos atualmente que incorreremos em encargos antes de impostos na faixa de US$ 55 milhões a US$ 75 milhões, consistindo principalmente de indenizações e custos relacionados, e outros encargos, dos quais se espera que US$ 45 milhões a US$ 55 milhões sejam despesas de caixa futuras”, completou a empresa.

Em setembro de 2022, a Snap havia cortado 20% de sua equipe, ou 1.300 pessoas. No mesmo mês do ano passado, a empresa demitiu 170 profissionais de sua divisão de realidade aumentada.

Sinal ruim

Para Jasmine Enberg, diretora de análises da consultoria Insider Intelligence, as demissões não são um bom sinal para os resultados da Snap no quarto trimestre de 2023 e que dificilmente a empresa conseguirá um resultado tão positivo como o da Meta (M1TA34), dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, no período.

“A Snap provavelmente está tentando angariar alguma boa vontade com os investidores, que recompensaram seu concorrente [Meta] por suas medidas de corte de custos e seu mantra contínuo de ‘fazer mais com menos’ até 2024”, disse Enberg, em comunicado.

A Insider Intelligence estima que a Snap relate um declínio de 3,3% na receita publicitária em 2023, em base anual.

Em 2024, a receita líquida do aplicativo Snapchat com publicidade deve somar US$ 4,12 bilhões, alta de 12,3%, em base anual, projeta a Insider Intelligence. O resultado confere ao app 0,6% dos investimentos em publicidade digital, no mundo.

Em volume de usuários, o Snapchat deve fechar 2024 com 734,8 milhões de usuários ativos, alta de 5,8% em relação a 2023. O app de mensagens é acessado por 18,2% da base de usuários de redes sociais, no mundo, segundo a consultoria, segundo a quarta rede social com maior volume de usuários. Em primeiro e segundo lugar estão o Facebook e o Instagram, seguidos pelo TikTok. Na quinta posição está a rede social X (ex-Twitter).

Com informações do “Valor”.