Dados recentes revelam que o número de declarações de falências na União Europeia (UE) cresceu 0,6% no quarto trimestre do ano passado (4T23). Isso indica uma dificuldade das empresas na adaptação a um ambiente de negócios mais difícil no bloco econômico.
De acordo com o Eurostat, serviço de estatística da União Europeia, o aumento no número de falências vem após uma queda dos índices em 9,4% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2023. Esse resultado acontece em vista da redução do apoio financeiro da pandemia de Covid-19 nos países, de acordo com o Valor Econômico.
No total do ano de 2023, o número de falências fechou com aumento de 4,4%, no comparativo com o ano anterior, acima dos índices no período pré-pandemia registrados entre 2016 e 2019. Enquanto isso, os dados de registros de empresas subiram 0,1% no último trimestre de 2023, sendo o quarto período de aumento consecutivo. Contudo, há diferenças no crescimento em cada setor da economia.
Piauí inaugura projeto para ofertar hidrogênio verde à União Europeia
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, lançaram nesta sexta-feira (15) a pedra fundamental dos projetos de usinas de amônia e hidrogênio verde em Parnaíba, no Litoral do Piauí. Os dois empreendimentos são na Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Com o empreendimento, o Piauí vai se tornar a maior potência mundial na fabricação de amônia para a produção energética com hidrogênio verde do mundo. A partir de um aporte de investimentos de mais de R$ 200 bilhões, a proposta é que o estado possa abastecer a União Europeia com energia limpa.
As empresas responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas até 2035.