O GPA (PCAR3) confirmou ao mercado, nesta sexta-feira (23), que está em processo de negociação para a venda de postos de gasolina localizados em várias regiões do Brasil. Além disso, estão em curso transações envolvendo diferentes potenciais compradores, bem como a venda do imóvel que abriga sua sede administrativa na cidade de São Paulo.
Conforme a avaliação interna da varejista, a venda desses ativos pode resultar em valores que variam entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões.
Contudo, o GPA enfatiza que, até o momento, não firmou nenhum acordo vinculante para a venda dos postos de gasolina e/ou da sede. A empresa apenas adiantou o processo ao submeter ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) os atos de concentração para a venda de determinados postos.
Por último, a empresa afirmou que a iniciativa tem como objetivo reduzir a alavancagem financeira por meio da venda de ativos não essenciais e melhorar a eficiência na alocação de capital.
GPA (PCAR3) tem prejuízo de R$ 303 mi no 4T23, baixa anual de 72,5%
O GPA (PCAR3), dona da bandeira da varejista de alimentos Pão de Açúcar, apresentou ao mercado, na quarta-feria (21), após o fechamento de mercado, os resultados reportados no quarto trimestre de 2023 (4T23). A companhia apresentou um prejuízo líquido consolidado atribuído aos controladores de R$ 303 milhões, montante 72,5% inferior ao prejuízo de R$ 1,10 bilhão reportado no mesmo intervalo de 2022.
A companhia afirmou que a “redução do prejuízo deve-se à melhora do Ebitda e das outras receitas e despesas operacionais”. O Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 404 milhões no 4T23, um crescimento de 70,7% em relação ao 4T22.
O margem Ebitda, por sua vez, atingiu 7,7% entre outubro e dezembro do ano passado, alta de 2,9 p.p. frente a margem registrada em 4T22. A receita líquida do GPA, R$ 5,257 bilhões no quarto trimestre do ano passado, crescimento de 7,3% na comparação com igual etapa de 2022.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 1,349 bilhão no quarto trimestre de 2023, um aumento de 21,9% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 25,7% no 4T23, alta de 3,1 p.p. frente a margem do 4T22.