Uma das gigantes asiáticas do e-commerce, a Shopee divulgou nesta sexta-feira (23), a inauguração de seu 10º centro de distribuição, em um plano de expansão logística no Brasil. O novo ponto fica na região metropolitana de Goiânia (GO), com o intuito de reforçar sua presença no País.
O modelo de negócio da nova unidade da Shopee é o cross-docking. Nele, os produtos coletados com o auxílio de parceiros logísticos são reorganizados e encaminhados aos hubs de última milha. é de lá que as compras, tão aguardadas pelos consumidores, saem para entrega.
De acordo com o InfoMoney, a varejista asiática afirmou que o novo centro representa um “passo estratégico da Shopee para fortalecer sua infraestrutura logística”.
O head de expansão e malha logística, Rafael Flores, explica que “vamos nos aproximando dos pontos de coleta do Distrito Federal e Goiás, além de permitir uma conexão de malha mais eficiente e com maior velocidade de entrega para os consumidores de toda a região”.
Fortalecimento da Shopee no Brasil
Em cenário de comparação com outras companhias estrangeiras, a Shein tem cinco centros de distribuição, a Amazon (AMZO34) tem dez, enquanto o Mercado Livre (MELI34) também tem dez.
No comunicado feito pela Shopee, ela esclarece que busca intensificar os esforços para “melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros”. Esse objetivo viria, sobretudo, através da otimização de sua operação logística, em todas as etapas – da coleta à entrega.
Ao redor do Brasil, a empresa tem 9 centros de distribuição entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Bem como, mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última pilha, segundo o portal de notícias. Tais hubs atuam exclusivamente com os produtos de lojas brasileiras.
Um fator de influência e preocupação para as atividades da empresa no País, são as taxações de compras. Visto que, desde abril de 2023, vem sendo debatido entre o governo Lula e o Congresso Nacional, a tributação de mercadorias de até US$ 50 que vem do exterior. Por isso, um dos esforços da Shopee é se posicionar fortalecendo suas parcerias nacionais.