Usuários do Instagram e Facebook relatam queda nas platarfomas no meio-dia desta terça-feira (5). A instabilidade estaria apresentando dificuldades para postar e visualizar feeds de perfis específicos na plataforma. Até o momento, a Meta ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
O site Downdetector registrou mais de 19 mil reclamações sobre o Instagram no Brasil, e mais de 27 mil sobre o Facebook. O pico de reclamações ocorreu por volta das 12h30 (horário de Brasília).
Ambas as empresas pertencem ao Meta Platforms, um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social com sede na Califórnia, fundado e presidido por Mark Zuckerberg.
Além disso, outros países também enfrentam problemas semelhantes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook acumula mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram ultrapassa 40 mil queixas.
Embora as causas precisas da interrupção do Instagram e Facebook ainda não tenham sido oficialmente esclarecidas, especulações tem sido feitas por internautas.
Instagram e Facebook: queda repercute em outras redes
A queda do Instagram e Facebook foi medida no Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas no buscador. Foi contabilizadas consultas relacionadas ao assunto apresentaram picos de interesse.
Termos como “Instagram e Facebook fora do ar”, “Facebook Instagram fora do ar”, “Facebook fora do ar hoje”, “Facebook está fora do ar”, “Instagram fora do ar hoje” e “Facebook está fora do ar” registraram um aumento súbito nas últimas horas.
No X, a queda das plataformas figurou com vários termos nos assuntos mais comentados: “O Instagram”, “Meu Facebook”, “#Instagramdown”, “#facebookdown”, “Insta e facebook” e afins.