O banco Santander (SANB11) anunciou a aquisição de 65% do capital social total e votante da FIT Energia, após iniciar acordo para realizar o investimento em agosto de 2023. O valor da transação não foi revelado.
A ideia é que o Santander (SABN11) ofereça os serviços da FIT aos seus clientes. Com isso, a instituição financeira, que já atuava no mercado livre desde 2019 no segmento de atacado, através da sua comercializadora de energia, caminha para a geração distribuída, incluindo varejo.
A FIT Energia permite que clientes economizem até 12% nas contas de energia sem necessidade de obras ou instalação de equipamentos, através da injeção de energia limpa nas redes de distribuição elétrica.
A plataforma conta com 10 mil clientes e, além do Santander, outros grandes consumidores, como TIM (TIMS3) e Magazine Luiza (MGLU3). Com a entrada de instituição financeira, no entanto, o objeto é que o varejo supere o atacado.
A empresa de energia renovável Hy Brazil, antiga controladora da FIT Energia, seguirá como minoritária e geradora parceira.
Santander (SANB11) pode fazer parte da geração distribuída compartilhada
O relacionamento com grandes empresas do setor de energia e a garantia do pagamento aos geradores pela energia contratada em cada região reforçam o bom posicionamento da instituição financeira em meio ao mercado, destacou o responsável pela mesa de energia da tesouraria do Santander, Rafael Thomaz, ao Valor Econômico.
Ainda de acordo com Thomaz, o intuito do banco com este investimento é atrair mais produtoras de energia renovável para a plataforma da FIT e democratizar o consumo de energia renovável através da geração distribuída compartilhada.
Com a geração distribuída compartilhada, um produtor arrenda uma usina para um conjunto de consumidores, reunidos em uma associação.