Páscoa deve movimentar bilhões em vendas

ECONOMIA

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O varejo brasileiro deve alcançar um recorde de vendas na Páscoa deste ano - totalizando R$ 3,44 bi - um crescimento de 4,5%, prevê a CNC. 

Se confirmado, o resultado significará o quarto ano seguido de crescimento nas vendas, alcançando o maior patamar da série histórica.

Os volumes mais significativos ficarão em SP (R$ 948,08 mi), MG (R$ 352,57 mi), RJ (R$ 243,19 mi) e Rio Grande do Sul (R$ 194,18 mi).

Responsáveis juntos por 51% de todo o faturamento a ser gerado pela data deste ano.

O bacalhau estará 3,2% mais barato do que no ano passado, enquanto os chocolates aumentaram apenas 2,4%.

No mesmo intervalo de tempo, os preços médios de importação tanto de chocolates quanto de bacalhau recuaram 4,1% e 11,4%, respectivamente.

No entanto, um levantamento realizado pela Abecs, em parceria com o Datafolha, aponta para uma movimentação ainda maior no período. 

De acordo com os dados apresentados. a estimativa é de que a data comemorativa movimente R$ 4,2 bilhões em compras neste ano.

Segundo a pesquisa, o consumidor brasileiro pretende desembolsar, em média, R$ 156 nesta Páscoa em produtos tradicionais na comemoração da data.

36% dos consumidores disseram que vão gastar mais, enquanto 31% planejam desembolsar valores similares. Outros 30% têm a intenção de gastar menos.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos consumidores (51%) pretende usar cartões para comprar os produtos da Páscoa neste ano. 

A modalidade de débito é a preferida, com 29%, contra 22% do cartão de crédito. O Pix (31%) aparece atrás do pagamento em dinheiro (36%).

Nove em cada 10 entrevistados preferem uma loja física para realizar as compras de Páscoa, enquanto apenas 7% optam por compras online.