O BC (Banco Central) registou ganhos de R$ 1,035 bilhão nas opções de swaps até o dia 22 de março, conforme divulgado nesta quinta-feira (28) pela autarquia.
Os contratos não têm o objetivo de gerar ganhos para a instituição. Com eles, o BC pode oferecer proteção ao mercado em período de fortes volatilidades no câmbio.
Nesse modelo de contrato, a autoridade monetária é “perdedora” quando o dólar cresce em relação ao real, e ela “ganha” com a valorização da moeda nacional.
Já o valor medido em reais das reservas internacionais cresceram em R$ 313 milhões. De acordo com o “Valor”, o aumento foi resultado da variação no câmbio.
BC informa segundo vazamento de dados do PIX nesta semana
O BC (Banco Central) comunicou um incidente de segurança que culminou no vazamento de dados pessoais e chaves PIX. As informações estavam sob responsabilidade da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. Somente nesta semana esse foi o segundo incidente do tipo, informado pelo banco.
Segundo o BC, os dados vazados eram sensíveis, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros, contudo, o que estava sob sigilo bancário não foi exposto, de acordo com o Valor Investe.
Na nota, a instituição afirmou que “falhas pontuais em sistemas”da Sumup foi o que levou ao incidente. Além disso, as informações obtidas são cadastrais, logo “não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse o BC.
Conforme registros, o período do incidente foi de 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024. Ao todo, 87.368 chaves PIX tiveram os dados cadastrais potencialmente expostos. Nome de usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número conta foram os tipos de informações veiculadas.
O BC informou, ainda, que os clientes que tiveram seus dados expostos receberão notificação apenas pelo aplicativo ou internet banking da instituição.