O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 4,25%, a 870 iuanes (US$ 120,20) a tonelada, o maior valor desde 11 de março.
Já o minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 5,63%, para US$ 115,55 a tonelada, atingindo uma máxima desde 8 de março.
Segundo análise de especialistas, a demanda de minério no curto prazo permanecerá sólida, uma vez que as usinas demonstram crescente disposição para retomar a produção após uma melhora nas margens e na demanda downstream.
Enquanto isso, dados do provedor de informações Gangguwang mostraram que o consumo aparente de aço de construção na China aumentou mais de 10% em relação à semana anterior em 17 de abril.
Em comparação, os embarques globais de minério de ferro caíram devido ao clima desfavorável, embora os altos estoques portuários ainda tenham sido considerados um obstáculo.
A Rio Tinto relatou uma queda de 5% nos embarques de minério de ferro no primeiro trimestre, enquanto a Vale (VALE3) registrou um crescimento de 6,1% na produção de minério de ferro no primeiro trimestre.
Vale (VALE3): minério de ferro será “fator negativo” no 1TRI24
A depreciação do minério de ferro ao longo no acumulado do ano pode ser um fator negativo no resultado do primeiro trimestre de 2024 da Vale (VALE3), indicam analistas da Genial Investimentos.
A comparação da média de preço da referência 62% Fe desse trimestre não é muito diferente do trimestre passado, com um leve recuo para US$124/t (apenas -3,4% t/t).
Segundo a Genial, no entanto, a diferença, está na tendência observada entre os trimestres – enquanto o preço do minério de ferro acelerou forte entre o início e o final do quarto trimestre de 2023 (~US$120-US$140/t), já no primeiro trimestre de 2024 foi o contrário, o preço caiu de maneira voraz (~US$140-103/t).
Sobre vendas, a Genial lembra que, no primeiro trimestre de 2023, a Vale (VALE3) sofreu com uma grande dificuldade para embarcar a carga de minério de ferro vinda do sistema norte, uma vez que havia danificações causadas pelas fortes chuvas na estrutura do Terminal Ponta da Madeira (MA).
Para os três primeiros meses deste ano, os analistas apostam em uma superação fácil, “visto que esse trimestre parece ter passado ileso de grandes disrupções”.