No primeiro trimestre de 2024 (1T24), a Ford Motors reportou um lucro de US$ 1,33 bilhão, representando uma queda anual de 24,4%. O lucro líquido por ação diminuiu de US$ 0,44 para US$ 0,33.
Nesse período, a montadora de veículos registrou uma receita total de US$ 42,78 bilhões, marcando um aumento de 3,2% em comparação ao ano anterior.
Os resultados ficaram aquém das expectativas do mercado. De acordo com analistas consultados pela FactSet, era esperado que a Ford apresentasse um lucro por ação de US$ 0,43 e receitas de US$ 42,9 bilhões.
O fluxo de caixa operacional no 1T24 totalizou US$ 1,4 bilhão, refletindo os efeitos do capital de giro associado a cerca de 60 mil veículos em estoque no final do primeiro trimestre, os quais são previstos para serem entregues ao longo do segundo trimestre.
Os custos e despesas totais também aumentaram em 5,6% no ano, atingindo US$ 41,55 bilhões.
Dividendos da Ford
A Ford também divulgou o pagamento de dividendos no montante de US$ 0,15 por ação. Essa distribuição será realizada em 3 de junho, com base na composição acionária registrada até o dia 8 de maio.
Nesta tarde, as 12h40 (horário de Brasília) as ações da Ford em Nova York subiam 2,1%, a US$ 13,31. No pregão regular, os papéis subiram 0,8%, a US$ 13,05.
No 1T24, as vendas no atacado de veículos elétricos Ford Model E sofreram uma queda de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a receita dessas vendas diminuiu significativamente, apresentando uma redução de 84%, totalizando US$ 100 milhões.
A montadora explica que essa divisão foi impactada por pressões de preços que afetam toda a indústria de veículos elétricos. No entanto, acredita-se que os custos podem melhorar no futuro, o que pode compensar a pressão sobre as receitas.
Outros dados
Por outro lado, a Ford Blue, responsável pela comercialização de uma linha de veículos a gás e híbridos, registrou uma queda de 13% na receita, totalizando US$ 21,8 bilhões.
De acordo com a Ford, essa redução foi influenciada pelo início da produção e pelos veículos em estoque da nova picape 2024 F-150, os quais agora estão sendo entregues a clientes e concessionárias.
Além disso, a Ford Blue registrou uma redução total de 11% no número de unidades vendidas, apesar do aumento significativo de 36% nas vendas de veículos híbridos.
A linha Ford Pro, que auxilia os clientes comerciais a otimizar suas operações com veículos a gás, híbridos e elétricos, foi a única divisão que registrou crescimento nos resultados.
As receitas alcançaram US$ 18 bilhões, representando um aumento de 36% em relação ao ano anterior, com as vendas aumentando em 21%, impulsionadas pelo crescimento na produção de caminhões Super Duty.
A Ford também ressalta que as assinaturas de softwares por parte de clientes comerciais da Ford Pro aumentaram 43% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, totalizando mais de 560 mil assinantes.
Os softwares e serviços físicos representaram aproximadamente 13% do lucro operacional da divisão, aproximando-se da meta da empresa de atingir pelo menos 20% desse resultado em alguns anos.