A XP Seguros e Previdência anunciou a sua entrada no mercado bilionário de consórcios. Embora este esteja comumente associado às pessoas de baixa renda, a XP aposta na conquista de clientes de alta renda para se diferenciar e crescer, segundo informações do NeoFeed.
A empresa pretende investir em um nicho pouco explorado pelo mercado: o consórcio como uma alavancagem patrimonial, com os investidores usando parte dos rendimentos para pagamento de uma cota contratada.
“Nosso objetivo é que o cliente não precise resgatar uma aplicação conosco para adquirir um bem desejado ou que ele saia para buscar um financiamento de crédito”, disse Caio Souza, head da vertical de consórcios da XP, à plataforma.
“É possível usar a rentabilidade da carteira para pagar os custos do consórcio e adquirir o bem lá na frente, e não com uma perspectiva curto prazista como os bancos vendem”, completou.
Apesar do foco em colocar o consórcio como parte do planejamento patrimonial, também haverá produtos voltados para o varejo.
Os produtos com a marca XP em imóvel e automóvel (que pode ser usado para qualquer tipo de transporte, como carros, motos, barcos e aviões) serão em parceria com a CNP Consórcio. E o marketplace de consórcios terá produtos e cotas de parceiros que integram a grade – Embracon e Mapfre.
Em paralelo, há o lançamento da plataforma de distribuição de consórcios dentro da plataforma de investimentos. Nesse sentido, a inteligência artificial vai ajudar a oferta a ser mais assertiva para o cliente.
Com um faturamento de R$ 317 bilhões no ano passado, um crescimento de 25,6% sobre o ano anterior, o bilionário mercado de consórcios é regulado pelo BC (Banco Central) e teve mais de 10 milhões de participantes ativos em 2023. Os maiores players são os grandes bancos, seguradoras e montadoras de veículos.
O objetivo da XP é ser o principal player independente em consórcios em cinco anos, mesmo prazo que a vertical de previdência levou para alcançar a sexta posição entre as maiores seguradoras de previdência do Brasil.