O Mercado Livre (MELI34) divulgou na sexta-feira (3) um lucro de US$ 344 milhões no primeiro trimestre de 2024, correspondendo a uma alta de 71,1% na comparação anual. A companhia destacou que o crescimento foi impulsionado pelas operações no Brasil e no México.
O Mercado Livre (MELI3) trabalha com marketplace em 18 países e é proprietário da fintech Mercado Pago.
No trimestre, a receita total da companhia apresentou crescimento de 43,3%, chegando a US$ 4,3 bilhões em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, a plataforma de comércio eletrônico teve um aumento de 56,7% na receita, seguindo a mesma base comparativa, chegando a US$ 2,57 bilhões, incluindo serviços financeiros e vendas online.
Já a receita do México cresceu 59,2% na comparação anual, somando US$ 971 milhões.
O EBIT total da empresa no trimestre, que considera o lucro antes dos juros e impostos, chegou a US$ 528 milhões, correspondendo a um aumento de 29% na comparação anual.
O GMV (volume bruto de mercadorias) somou US$ 11,4 bilhões, equivalente a um crescimento de 21,3% na mesma base comparativa.
Segundo o Mercado Livre, o número de itens vendidos chegou a 385 milhões, um aumento de 25%, enquanto o volume total de pagamentos computou US$ 40,7 bilhões, um avanço de 10%.
Até o final de março, de acordo com o “Suno”, a carteira de crédito atingiu US$ 4,4 bilhões, correspondendo a um crescimento de 46,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Mercado Livre (MELI34) investe mais de R$ 1 bi e mudará nome do Pacaembu
O Mercado Livre (MELI34) anunciou, nesta quarta-feira (31), o que se tornará o maior contrato de naming rights de um estádio de futebol na América Latina. O estádio localizado na capital paulista passará a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. O acordo estabelece um investimento superior a R$ 1 bilhão ao longo de 30 anos de parceria, com um contrato inicial de cinco anos, renováveis por mais cinco, totalizando o período de 30 anos.
“Esse será um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer este ano no País”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, em coletiva de imprensa.
Há especulações no mercado indicando que o valor anual do contrato dos naming rights da Mercado Livre Arena Pacaembu poderá girar em torno de R$ 40 milhões. Esse montante supera o recente acordo entre o São Paulo Futebol Clube e a Mondelez para os naming rights do MorumBIS, estimado em R$ 25 milhões por ano, conforme informou o colunista Lauro Jardim.