A administração do presidente Joe Biden nos Estados Unidos está planejando aumentar as tarifas sobre produtos de energia limpa provenientes da China nos próximos dias.
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a taxa sobre os veículos elétricos chineses está prestes a quase quadruplicar.
Funcionários do governo Biden estão se preparando para anunciar tarifas mais elevadas na terça-feira (14), que também impactarão minerais críticos, produtos solares e baterias provenientes da China, de acordo com fontes informadas sobre o assunto.
Essa decisão surge após uma revisão de longa data das tarifas estabelecidas pelo ex-presidente Donald Trump.
A decisão de ajustar as tarifas impostas durante a era Trump tem dividido os conselheiros econômicos de Biden ao longo dos anos.
Enquanto autoridades comerciais têm defendido tarifas mais altas, outras, como a secretária do Tesouro, Janet Yellen, têm pedido a redução das tarifas sobre bens de consumo.
No entanto, os sinais de que a China estava aumentando suas exportações de produtos de energia limpa geraram ampla preocupação em Washington. As autoridades estão buscando proteger a nascente indústria americana de energia limpa contra a concorrência da China.
As autoridades estão especialmente concentradas nos veículos elétricos e espera-se que aumentem a tarifa de 25% para cerca de 100%, conforme informado por fontes. Além disso, há um imposto adicional de 2,5% aplicado a todos os automóveis importados para os EUA.
Até o momento, a tarifa existente tem impedido a adesão em massa dos veículos elétricos chineses, muitas vezes mais acessíveis do que os carros fabricados no Ocidente.
Funcionários do governo Biden, montadoras e alguns legisladores expressaram preocupação de que a tarifa de 25% não fosse suficiente, considerando a magnitude da produção chinesa.
Biden anuncia US$ 7 bi para energia solar em residências
O presidente dos EUA, Joe Biden, em homenagem ao Dia da Terra, nesta segunda-feira (22), anunciou US$ 7 bilhões em subsídios para projetos solares residenciais. Esses projetos fornecerão energia a quase um milhão de residências de baixa renda, conforme divulgado pela Casa Branca.
O anúncio marca o início de uma semana de atividades dedicadas a destacar as iniciativas do governo Biden no combate às mudanças climáticas.
Biden fará o anúncio do financiamento durante uma visita ao Prince William Forest Park em Triangle, Virgínia. Nessa ocasião, ele também lançará as inscrições para o American Climate Corps, um programa destinado a preparar jovens para carreiras nos setores relacionados ao clima.
Os jovens eleitores representam um segmento importante para Biden, especialmente por sua crescente preocupação com as mudanças climáticas. Este grupo será crucial para o democrata à medida que ele se prepara para enfrentar o ex-presidente republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro.