O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta na manhã desta segunda-feira (13).
Por volta das 13h18 (horário de Brasília) o índice avançava 0,36%, aos 128.064 pontos.
O dólar comercial, por sua vez, rondava a estabilidade, com alta também, porém reduzida. Neste mesmo horário, a moeda norte-americana avançava 0,10%, cotado a R$ 5,16.
Ibovespa é movimentado por expectativa da ata do copom
Durante o pregão do Ibovespa deste primeiro dia útil da semana, parte do mercado aguarda ansiosamente a divulgação da ata, que se espera ser crucial para trazer mais clareza sobre os votos dos quatro membros divergentes indicados por Lula e dissipar as preocupações quanto à postura do novo Banco Central.
Após a controvérsia da semana passada, em que o Copom expôs suas divergências sem aprofundar nos argumentos dos diretores que apoiaram o ponto médio, é exatamente isso que os analistas esperam entender.
A falta de detalhes sobre os motivos dos divergentes no comunicado gerou incertezas, e agora a expectativa é que essas questões sejam esclarecidas.
Explicações técnicas podem ajudar a dissipar a ideia de que o grupo liderado por Galípolo, que se tornará majoritário em janeiro de 2025, tenha buscado se posicionar contrário à política monetária de Campos Neto e sinalizar uma abordagem mais flexível do BC.
Inicialmente, o mercado não descartava um corte de 0,50 ponto percentual, mas acabou se alinhando a uma redução de 0,25 ponto percentual devido aos ajustes no forward guidance feitos por Campos Neto em suas entrevistas durante as reuniões do FMI, após a mudança nas metas fiscais.
Além disso, o Banco Central divulgou o Relatório Focus, o primeiro após a decisão dividida do Copom (Comitê de Política Monetária) que cortou a taxa Selic para 10,50% ao ano. O relatório desinimou o mercado, que agora concentra sua atenção na ata do Copom.
EUA
Os principais índices acionários americanos ensaim firmar alta na abertura dos negócios desta segunda-feira (13), enquanto o mercado se prepara para a publicação dos relatórios de inflação dos EUA e, também, acompanhar o calendário de balanços.
No entanto o Dow Jones não se inclui na lista dos ganhos e registra uma leve baixa.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones: -0,02%
S&P 500: +0,29%
Nasdaq: +0,34%