Finance Day

Urbano vê conjunto de oportunidades para mercado de capitais

Ex-VP de Habitação da Caixa Econômica e conselheiro da Manatí Capital, José Urbano participou do Finance Day nesta quarta-feira (15)

Finance Day / José Urbano
José Urbano, conselheiro da Manatí Capital / Foto: BP Money/ Julio Fugimoto

Ex-VP de Habitação da Caixa Econômica e conselheiro da Manatí Capital, José Urbano participou do Finance Day nesta quarta-feira (15), no Itaim, em São Paulo. De acordo com ele, existe uma dinâmica muito própria do setor imobiliário, com um conjunto de oportunidades para mercados de capitais.

“Existe um nível de governança dos agentes financeiros que traz muito mais estabilidade. Se não tivéssemos tido a crise da pandemia, teríamos essa oportunidade no mercado de capitais mais antecipadamente”, salientou.

Urbano destaca que a pandemia trouxe um momento de estresse para as empresas e que, as mesmas, tiveram que queimar caixa para tentar sair rapidamente desse cenário, a fim de manter a reputação e entregar o empreendimento.

“Agora já começamos a sair disso. Em seus relatórios as empresas passaram a segregar em safras mostrando que após esse conjunto de fatores que ocorreram já está retornando a uma certa normalidade. Passada essa fase crítica, o mercado está escalando para crescer”, analisou.

José Urbano fala ao lado de Eduardo Vahan, da Manatí, e Petrônio Cançado, da Occam / Foto: Divulgação / BP Money

De acordo com o ex-VP da Caixa, devido ao risco ampliado, as empresas já começam a melhorar a qualidade da concessão de crédito que a incorporadora está dando também.

“Algumas dessas incorporadoras já começam a mostrar esse movimento que estão fazendo para mostrar que a empresa é viável. As empresas começam a entender que é preciso melhorar seus indicadores para poder buscar recursos em outros lugares. É um movimento muito importante que está acontecendo no mercado brasileiro”, concluiu Urbano.

Segundo ele, 2024 será o ano de maior volume de negócios da história de habitação de interesse social do País.

“Se olha as condições para esse mercado em particular, ele traz absolutamente as melhores condições desde quando foi criado o Programa ‘Minha Casa, Minha vida’. De maneira geral, estamos em um momento positivo sob dois aspectos: andando e gerando muitos negócios nessa esteira que gera negócios e oportunidades no mercado de capitais, e segundo para a queda de média e alto padrão pela escassez que existe nesse momento”, apontou Urbano.

Finance Day discute cenário do crédito e do mercado imobiliário

O Finance Day foi realizado na manhã desta quarta-feira (15), no Itaim, em São Paulo. Promovido pela ABAI (Associação Brasileira de Assessores de Investimentos) e pelo BP Money, o evento teve como tema central “o panorama do crédito na economia e no mercado imobiliário. O mercado de capitais é a solução?”.

Cerca de 60 empresários, assessores de investimentos e formadores de opinião compareceram ao café da manhã realizado por Abai e BP Money. O evento contou com apoio da Manatí Capital, do Banco Master, da Occam e da Newave Energia.

Com mediação de Eduardo Vahan, sócio-fundador da Manatí Capital, o debate foi realizado por José Urbano, ex-VP de Habitação da Caixa Econômica, e Petrônio Cançado, PM (Product Manager) de crédito privado da Occam e Ex-Diretor do BNDES.