O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro opera com oscilação durante o primeiro período do pregão desta terça-feira (21).
Por volta das 13h12 (horário de brasília), o marcador recuava 0,12%, aos 127.593 pontos.
Já o dólar comercial seguia a contramão do índice, com alta de 0,11%, cotado a R$ 5,11.
Ibovespa é puxado por ritmo do exterior instável
O Ibovespa apresenta pouca movimentação, aguardando influências tanto do cenário local quanto internacional.
Algumas ações importantes do setor de commodities, como Vale ON (+0,59%), impulsionam o índice, enquanto outras sofrem quedas significativas, como Suzano ON (-3,21%) e 3R Petroleum ON (-2,24%).
Durante o dia, as declarações dos dirigentes do Fed (Federal Reserve) são monitoradas de perto, pois têm o potencial de impactar a bolsa brasileira.
Recentemente, os discursos mais cautelosos desses dirigentes têm afetado as expectativas em relação às taxas de juros nos EUA e no Brasil.
Mais cinco dirigentes do Fed estão programados para discursar nesta terça-feira (21), entre 10h e 12h45 (horário de Brasília).
A expectativa é que eles adotem um tom hawkish, ou, no mínimo, cauteloso, o que tem mantido os rendimentos dos Treasuries e o dólar em alta, gerando incertezas sobre possíveis cortes nas taxas de juros americanas ainda este ano.
EUA
As bolsas de Nova York começaram o dia de maneira mista e com leves oscilações, em uma sessão marcada pela escassez de fatores direcionadores.
Os investidores estão atentos aos comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed) e aos relatórios de ganhos do setor de tecnologia.
Diferentemente do pregão anterior, o índice Nasdaq está sendo pressionado pelas ações de empresas de tecnologia, antecipando a divulgação dos resultados trimestrais da NVidia, que ocorrerá amanhã.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: 0,00%
S&P 500: +0,04%
Nasdaq: +0,04%