Super-ricos

OpenAI: CEO promete doar maioria de sua riqueza para caridade

Sam Altman e seu marido, Oliver Mulherin, se juntaram a outros bilionários na instituição Giving Pledge

Sam Altman, ex-CEO da OpenAI /  Wikimedia Commons
Sam Altman, ex-CEO da OpenAI / Wikimedia Commons

A instituição de caridade Giving Pledge, que incentiva super-ricos a doarem sua riqueza a causas filantrópicas, recebeu dois novos nomes à sua lista: Sam Altman, CEO da OpenAI, e seu marido.

Altman e Oliver Mulherin, disseram, em carta divulgada nesta terça-feira (28), acreditar que “o trabalho árduo, o brilho, a generosidade e a dedicação para melhorar o mundo de muitas pessoas que construíram a estrutura da sociedade que nos permitiu chegar aqui”.

“Não há nada que possamos fazer a não ser sentir imensa gratidão e comprometer-nos a retribuir e fazer o que pudermos para construir o andaime um pouco mais alto”, continuam na carta.

Altman tem um montante estimado em ao menos US$ 2 bilhões, segundo apuração da Bloomberg. A maior parte dessa riqueza foi adquirida com investimentos em startups, inclusive no Reddit. 

No entanto, o CEO não detém participação na OpenAI, empresa de tecnologia que se tornou ainda mais conhecida pela criação do ChatGPT. 

Warren Buffett, junto com o ex-casal Bill e Melinda French Gates, foram os responsáveis pela criação do Giving Pledge, em 2010. O objetivo era fazer com que um número maior de pessoas ricas se comprometesse com a doação de pelo menos metade de suas fortunas à caridade e causas filantrópicas, em vida ou em testamento.

Porém não há nenhum tipo de contrato jurídico que estipule o vínculo, ficando por conta do compromisso moral, segundo a “CNN Brasil”. 

“Inspirar conversas, discussões e ações, não apenas sobre quanto [dar], mas também para quais propósitos e com que fim”, é o que consta como intenção no site da campanha.

Reddit faz acordo com OpenAI para incluir recursos de IA

Reddit fechou um acordo com a OpenAI para levar seu conteúdo ao chatbot ChatGPT e outros produtos. O movimento deve ajudar a empresa de mídia social a adicionar novos recursos de IA (inteligência artificial) aos seus fóruns.

As ações do Reddit, que passaram a ser negociadas na bolsa de Nova York em março, avançaram 15% após o anúncio.

O acordo “permitirá que as ferramentas de IA da OpenAI compreendam e exibam melhor o conteúdo do Reddit, especialmente sobre tópicos recentes”, disseram as companhias em comunicado, conforme antecipado pela “Bloomberg”.

O acordo permite que a OpenAI exiba o conteúdo do Reddit e treine sistemas de IA com os dados da plataforma.

O Reddit também oferecerá aos seus usuários novas ferramentas baseadas em IA, desenvolvidas em modelos criados pela OpenAI, que irão expor anúncios do site parceiro.

As organizações não divulgaram os termos financeiros do acordo.