O PMI (índice de gerentes de compras) referente à atividade industrial dos EUA aumentou para 51,3 pontos em maio, conforme revisão dos dados divulgados pelo instituto de pesquisas S&P Global, comparado aos 50 pontos registrados em abril.
“Foi agradável ver novos pedidos voltando ao crescimento em maio. Embora modesta, a expansão em novos trabalhos é um bom presságio para a produção nos próximos meses. Na verdade, os fabricantes citaram a confiança no futuro como um fator que contribui para o aumento do emprego, atividade de compras e produtos acabados”, disse Andrew Harker, diretor de economia da S&P Global Market Intelligence.
O resultado final de maio superou significativamente a estimativa preliminar de 50,9 e surpreendeu os analistas consultados pela FactSet, que esperavam uma ligeira queda do índice para 50,8.
A leitura mais recente revela que a atividade manufatureira nos EUA voltou a crescer em maio, após ter permanecido estável no mês anterior.
Valores acima de 50 indicam crescimento da atividade, enquanto valores abaixo dessa marca sinalizam contração.
PCE dos EUA avança 0,2% em abril, abaixo das expectativas
O núcleo do PCE (índice de preços de gastos com consumo) dos EUA avançou 0,2% no mês de abril, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Departamento de Comércio americano. Com isso, em 12 meses, o avanço foi de 2,8%.
O resultado ficou abaixo da projeção de analistas, que esperavam um crescimento mensal de 0,3% e anual de 2,8%.
O núcleo do PCE é a medida de inflação preferida do Fed (Federal Reserve) e exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis.