As ações da Ambipar (AMBP3) passaram a registrar forte alta nesta segunda-feira (3) após a empresa anunciar novas projeções financeiras, como uma estimativa de crescimento de 10% na receita líquida até o fim deste ano.
Por volta das 13h (horário de Brasília), os papéis da Ambipar avançavam 15,61%, cotados a R$ 9,33.
Em fato relevante ao mercado divulgado nesta segunda (3), a companhia anunciou a antecipação da sua meta de alavancagem de 2,5 vezes Dívida Líquida/Ebitda para junho do próximo ano ante dezembro de 2026.
A Ambipar (AMBP3) ainda anunciou um programa de recompra de ações que visa comprar 20,8 milhões de ações até 25 de novembro.
BBA e XP avaliam novas projeções da Ambipar (AMBP3) como positivas
Segundo analistas do Itaú BBA, o ritmo acelerado de crescimento inorgânico da Ambipar nos últimos anos impactou as margens, a alavancagem e a geração de caixa da empresa. O banco, porém, elogia a empresa pelas suas iniciativas contínuas para reduzir a alavancagem e concentrar-se na melhoria das suas margens comerciais atuais.
O BBA manteve a classificação ‘neutra’ para a empresa, embora reconheça que as ações parecem subvalorizadas, com base na probabilidade de um ambiente macroeconômico desafiador no futuro.
A XP Investimentos também avalia a atualização do guidance de alavancagem e os novos compromissos de aumento de margens como positivos, pois diminuem as chances de um potencial follow-on, que é a principal preocupação dos investidores.
Além disso, as “novas metas da companhia são restritivas, bem como um compromisso com a geração de caixa e a diligência na alocação de capital”, destaca a corretora.