Consultoria técnica

Vale (VALE3) assina acordo de R$ 1,8 bilhão com Wabtec

A empresa deseja ampliar a disponibilidade física e a confiabilidade das locomotivas mediante um serviço de consultoria técnica

Vale
Foto: Divulgação

A Vale (VALE3) e a Wabtec Corporation divulgaram nesta quarta-feira (5) que fecharam um acordo para a gestão de desempenho na EFC (Estrada de Ferro Carajás).

Segundo a Vale (VALE3), o contrato deve elevar ainda mais a confiabilidade e a segurança operacional das locomotivas EVO. O investimento da mineradora será de R$ 1,77 bilhão nos próximos dez anos.

Com o movimento, a empresa deseja ampliar a disponibilidade física e a confiabilidade das locomotivas mediante um serviço de consultoria técnica que irá antecipar e identificar ações de manutenção preventiva e corretiva nos trens da EFC.

A Wabtec irá analisar dados de desempenho dos últimos três anos na EFC, além de monitorar cinco mil parâmetros das locomotivas que operam na ferrovia.

Os dados serão enviados em tempo real ao Centro de Monitoramento da Wabtec nos EUA para que oportunidades de melhoria contínua de desempenho sejam avaliadas.

Acordo prevê geração de empregos

Com o intuito de contribuir para a economia local, a Vale (VALE3) declarou que o acordo prevê a geração de empregos especializados em São Luís — os trens da EFC operam na ferrovia que interliga o sudeste do Pará à capital do Maranhão, São Luís.

“As contratações agregam competências específicas ao setor, preparando a mão de obra local para desafios tecnológicos avançados em termos de manutenção de equipamentos ferroviários”, disse a mineradora, de acordo com o “Suno

Vale (VALE3): negociações sobre Mariana ainda em andamento

A mineradora Vale (VALE3) informou, em comunicado ao mercado, que as negociações sobre a proposta de acordo relacionada ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), estão em andamento e são conduzidas exclusivamente por meio de mediação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

A companhia reiterou seu compromisso de buscar um acordo que “garanta reparação justa e integral às pessoas afetadas e ao meio ambiente”.

O comunicado foi emitido após a divulgação de uma notícia pela Agência Estado – Broadcast, que mencionava uma nova proposta de acordo.