Após um pregão com um dos piores desempenhos dos últimos três meses, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em alta.
O desempenho positivo encontra força nas declarações de dirigentes de bancos centrais no exterior e no Brasil.
Que o marcador tá tentando recuperar as perdas, não se pode negar. Por volta das 12h53 (horário de Brasília) 1,38%, aos 123.077 pontos.
Já o dolar comercial registrava uma consideravel perda, caminhando para um recuo consideravel em seu valor. Neste mesmo horário a moeda apresendata uma desvalorização de 0,79%, cotado a R$ 5,25.
Ibovespa responde a decisão do BCE e falas de Campos Neto
O Ibovespa inicia o dia com um leve aumento, beneficiado pela queda dos juros futuros locais, o que favorece as small caps, e pelo avanço das ações de commodities devido à valorização do petróleo e do minério de ferro no exterior.
O mercado acompanha os pronunciamentos de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil.
O BCE (Banco Central Europeu) anunciou nesta quinta-feira (6), a decisão de cortar os juros em 0,25 ponto, dentro das expectativas do mercado. A decisão põe fim à inalteração nas taxas por cinco reuniões seguidas.
No radar domestico, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (6) que a piora recente das expectativas do mercado financeiro para a inflação tem preocupado a autoridade monetária.
EUA
As bolsas de Nova York começaram o dia com um leve aumento, mas rapidamente perderam a direção, desacelerando após o forte rali das empresas de tecnologia que impulsionou os índices S&P 500 e Nasdaq a novos recordes históricos na sessão anterior.
Os investidores estão atentos aos indicadores do mercado de trabalho dos EUA, um dia antes da divulgação do relatório oficial de empregos, o “payroll”, além de aguardarem a decisão do BCE (Banco Central Europeu) sobre a redução das taxas de juros na zona do euro.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,16%
S&P 500: -0,06%
Nasdaq: -0,17%