Inovação

Fundo do Patria Investimentos adquire parques eólicos de 600 MW

Os parques eólios serão posicionados entre os maiores geradores independentes de energias renováveis

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Patria Investimentos, gestora global de ativos alternativos, anuncia a conclusão da aquisição pelo Fundo IV de Infraestrutura de 90% da participação detida pela companhia Norte-Americana ContourGlobal em quatro parques eólicos em operação, totalizando cerca de 600 MW de capacidade instalada: Asa Branca, Chapada I, Chapada II e Chapada III.

A transação, inserida na estratégia da ContourGlobal de capturar valor com rotação estratégica de ativos, também contempla a aquisição de 90% da participação acionária minoritária da Eletrobras nos projetos Chapada I e Chapada II.

A Invenergy, empresa americana líder em operação e desenvolvimento de plantas de geração renovável, passará a deter 10% de participação nos parques eólicos e prestará serviços operação e manutenção de turbinas.

Os parques eólicos farão parte do portfólio de ativos da Essentia Energia, plataforma de energia renovável do Fundo IV de Infraestrutura, gerido pelo Patria.

A empresa atua na geração e comercialização de energia renovável e possui um portfólio de ativos de alta qualidade que inclui parques solares e eólicos que estão entre os maiores do Brasil.

Com a conclusão da transação, a Essentia Energia passa a ter 1,7 GW de capacidade instalada em um portfólio diversificado que inclui plantas solares, eólicas e pequenas centrais hidroelétricas, se consolidando entre os maiores geradores independentes de energia renovável do Brasil.

“A conclusão desta transação reforça a posição do Patria como um dos maiores investidores em energia no Brasil e demonstra a nossa capacidade de execução de transações de M&A no setor”, afirma Frederico Sarmento, Managing Director e Líder de Investimentos da área de Energia do Patria.

“Temos um histórico de 18 anos de investimentos no segmento de energia renovável, contribuindo para a transição energética e agregando valor para a sociedade e nossos investidores”, completou.

“A Essentia Energia cresceu por meio do desenvolvimento de projetos greenfield e aquisições de parques em operação, e os parques eólicos que estamos adquirindo complementam bem o nosso portfólio e ilustram nosso apetite para continuar crescendo. Essa transação nos posiciona entre as maiores companhias independentes de geração renovável do Brasil”, comenta Leonardo Serpa, CEO da Essentia Energia.