O atual presidente dos EUA, Joe Biden, não considera uma desistência de sua candidatura à reeleição este ano, confirmou a Casa Branca, nesta quarta-feira (3).
Biden é o candidato pelo partido democrata e teve um mau desempenho no debate com o ex-presidente Donald Trump, candidato do partido republicano, na semana passada.
Isso gerou pressões e especulações quanto à permanência de Biden na corrida ao alto cargo do Poder Executivo. Quando questionada se o presidente pretendia desistir, Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, respondeu que “absolutamente não”.
Eleições EUA: Biden e Trump empatam com 40% em pesquisa Reuters/Ipsos
O atual presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump aparecem empatados com 40% de apoio entre eleitores em nova pesquisa da Reuters/Ipsos.
Em um levantamento anterior, o republicano aparecia com uma vantagem de 2 pontos, com 41%, ante 39% de Biden.
O levantamento, que reuniu respostas online e em todo o país de 1.070 adultos norte-americanos, tem uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para os eleitores registrados — muitos dos quais permanecem indecisos a cerca de quatro meses da eleição.
Cerca de 20% dos eleitores registrados disseram que não tem certeza em quem votar, que escolherão um candidato diferente ou que não votarão de jeito nenhum.
A pesquisa não incluiu uma pergunta sobre o apoio ao candidato independente Robert Kennedy Jr. O levantamento anterior havia revelado que 10% dos eleitores registrados o apoiariam se ele aparecesse na cédula.
O levantamento constatou que 83% dos democratas e 97% dos republicanos concordaram com a afirmação de que, no debate, “Biden tropeçou e pareceu mostrar sua idade”.
Enquanto isso, 58% dos democratas e 11% dos republicanos fizeram a mesma avaliação do desempenho de Trump no debate.