O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta sexta-feira (5), que seu governo tem responsabilidade fiscal e disse que a economia “não vai quebrar” durante seu mandato.
Lula afirmou que seguirá se pronunciando, em meio às crises causadas por suas declarações contra a gestão do BC (Banco Central), e rebateu a ideia de que estaria cansado.
“No meu governo, a economia não vai quebrar porque temos a responsabilidade de cuidar desse país”, disse o mandatário durante a inauguração de novas instalações da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios do Campus Osasco da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Segundo o presidente, ele aprendeu a ter responsabilidade fiscal em casa, com sua mãe. Além disso, ele aproveitou para rebater as críticas recebidas por suas declarações contra os juros.
“Os comentaristas políticos ficam incomodados porque eu falo demais. Que bom que eu falo demais […] “Não adianta tentar criar caso comigo”, disse Lula, de acordo com o “Valor”.
“Não adianta tentar atrapalhar a minha vida, prejudicar o [Fernando] Haddad, o Camilo [Santana]. Sabe por quê? Porque eu tenho consciência de que eu não sou eu. Eu sou vocês. Então é isso que dá força para a gente consertar este país. Nós vamos consertar o país”, declarou o presidente.
Lula diz estar disposto a seguir no poder
Entre outros pontos rebatidos pelo presidente, desta vez sobre comentários quanto a sua idade, ele afirmou que ainda tem muita disposição para continuar no poder.
“Estou vendo vários artigos de colunistas dizendo que eu estou cansado, por causa do Biden, nos Estados Unidos. ‘O Lula está cansado’. (…) A todos que acham que estou cansado convido a fazer uma agenda comigo durante o meu mandato”, disse.
“Quem achar que o Lulinha está cansado, pergunte para a Janja. Ela é testemunha ocular quando eu falo que tenho 78 anos de idade, energia de 30 e tesão de 20”, frisou Lula.