A General Motors (GM) divulgou ao mercado, nesta quinta-feira (11), um investimento de R$ 1,2 bilhão em sua unidade industrial localizada em Gravataí (RS), onde fabrica os modelos Onix e Onix Plus.
O aporte faz parte de um pacote total de recursos de R$ 7 bilhões destinados ao Brasil até 2028.
Os recursos serão direcionados para a fabricação de um novo modelo Chevrolet em um segmento ainda não explorado pela marca no mercado brasileiro, previsto para ser lançado em 2026.
O objetivo é expandir a linha de veículos compactos da Chevrolet, conforme comunicado da montadora.
“A escolha de Gravataí é estratégica por ser uma fábrica preparada para a produção em alto volume e reforça o nosso compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou em comunicado à imprensa o presidente da General Motors para América do Sul, Santiago Chamorro.
A GM também destacou que os recursos serão empregados para modernizar o conjunto de produtos fabricados no complexo automotivo do Rio Grande do Sul.
O comunicado representa o início do novo plano de investimentos da montadora no Brasil para o período de 2024 a 2028, anunciado em janeiro, abrangendo a atualização da linha de veículos, avanços em tecnologia e lançamento de novas iniciativas empresariais.
General Motors anuncia demissão de 1.300 funcionários nos EUA
A General Motors (GM) comunicou ao mercado o desligamento de 1.300 funcionários em duas fábricas de automóveis no Estado norte-americano de Michigan, que deve acontecer no início de janeiro.
A montadora anunciou que 945 funcionários serão dispensados da fábrica Orion Assembly, que está encerrando a produção do veículo elétrico Chevrolet Bolt e passará por uma conversão para a fabricação de picapes elétricas a partir do final de 2025.
A General Motors informou que a última produção do Bolt em Orion está agendada para a próxima semana.
Outros 350 dos 1.400 colaboradores da fábrica de Lansing Grand River serão demitidos devido ao encerramento da produção do Chevrolet Camaro.
No entanto, a fábrica manterá a produção do Cadillac CT4 e do Cadillac CT5. A General Motors afirmou que os funcionários horistas impactados receberão propostas de emprego em outras instalações.