De acordo com o FBI, o homem responsável pelo atentado a Donald Trump na noite de sábado (13) é Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Ele foi morto logo após ter realizado cerca de oito disparos no comício de Trump.
Crooks vivia no distrito de Bethel Park, na Pensilvânia, segundo o FBI. De acordo com uma listagem no banco de dados de eleitores, ele foi registrado para votar como republicano. A eleição de 2024 seria a primeira em que ele teria idade para votar.
Apesar da ligação com os republicanos, registros da Comissão Eleitoral Federal dão conta de uma doação de US$ 15 a um comitê de ação política alinhado aos democratas, em 2021, no nome de Thomas Crooks.
Procurado pela CNN na noite de sábado (13), o pai de Crooks, Matthew Crooks, disse que estava tentando descobrir “o que diabos está acontecendo”, mas que “esperaria até falar com a polícia” antes de falar sobre seu filho.
Trump foi atingido de raspão na orelha. Antes de ser retirado pela equipe de segurança, o ex-presidente disse “Espere, espere” e ergueu o punho, acenando para a plateia. Ele repetiu a palavra “Lutem” três vezes.
Mais sobre Thomas Matthew Crooks, responsável pelo atentado a Trump
Thomas Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School, de acordo com o jornal “Pittsburgh Tribune-Review”. Ele também recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, segundo a mídia norte-americana.
Segundo o jornal “The New York Times”, Crooks não tinha registros criminais na Justiça. A polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local do atentado, segundo a Associated Press.