O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, apresenta oscilação durante o primeiro período do pregão desta terça-feira (16), sendo pressionado pelas commodities.
Por volta das 12h34 (horário de Brasília) o marcardo apresentava um recuo de 0,09%, aos 129.207 pontos.
O dólar comercial, por sua vez, opera no mesmo sentido do índice, com um recuo de 0,55%, cotado a R$ 5,41.
O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma alta de 0.16%, aos 104.413 pontos.
Ibovespa tem leve queda pressionado por exportadoras
O Ibovespa recua levemente nesta terça-feira (16), após 11 altas consecutivas, impactado pelas quedas das ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).
A economia da China frustrou expectativas, apresentando crescimento aquém do esperado.
Como um dos maiores consumidores de commodities do mundo, a desaceleração da atividade econômica exige um replanejamento de estratégias.
Os contratos futuros de minério de ferro fecharam com uma queda de 0,96% em Dalian, influenciados por dados econômicos desfavoráveis da China, pressionando as ações de mineradoras e siderúrgicas.
O petróleo Brent, referência global, recuava 1,36% em Londres, refletindo incertezas sobre a segunda maior economia do mundo.
Os investidores aguardam a divulgação do relatório de produção e vendas da Vale para o segundo trimestre, programado para após o fechamento do mercado. A Rio Tinto, concorrente da Vale, reportou uma queda na produção de minério de ferro no mesmo período.
Vale ON: -2,4%
CSN Mineração ON: -1,08%
CSN ON: -1,71%
Usiminas PN: -0,73%
Gerdau PN: -0,70%
EUA
Na manhã desta terça-feira (16), os principais índices de ações de Nova York estão em alta, impulsionados por balanços corporativos positivos do segundo trimestre e por vendas no varejo nos EUA que superaram as expectativas em junho. O mercado permanece atento a esses desenvolvimentos.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +1,41%
S&P 500: +0,30%
Nasdaq: -0,08%