O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou pregão desta quinta-feira (18), em queda, com cenário político no radar dos investidores.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,25%, aos 129.126 pontos.
Já o dólar comercial seguia uma performance no sentido contrário do índice, com uma alta de 1,05%, cotado a R$ 5,54.
Reunião de Lula movimenta o Ibovespa
O índice opera enquanto o mercado aguarda a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros da área econômica. No mesmo dia, o Ministério da Fazenda divulgará a grade de parâmetros macroeconômicos.
A agenda de Lula inclui uma reunião inicial às 9h30 (horário de Brasília) com diversos ministros. Posteriormente, às 15h30, está programado um encontro com a Junta de Execução Orçamentária (JEO).
A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda publicará novas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação às 16h. Em maio, a projeção era de um crescimento econômico de 2,5% para este ano, com uma elevação do IPCA de 3,70%.
EUA
Nos EUA, os índices futuros operam sem direção definida. Os pedidos de auxílio-desemprego são observados de perto para avaliar a força do mercado de trabalho, enquanto investidores em Wall Street aguardam os resultados da Netflix após o fechamento.
Economistas consultados pela Dow Jones preveem um aumento para 229 mil, em comparação aos 222 mil da semana anterior.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,24%
S&P 500 Futuro: -0,24%
Nasdaq Futuro: +0,80%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam sem uma direção definida, com alguns sendo impactados pela queda das ações de tecnologia em Nova York ontem, enquanto as bolsas de Xangai e Hong Kong aguardam os resultados de uma reunião de líderes chineses.
Shanghai SE (China), +0,48%
Nikkei (Japão): -2,36%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,22%
Kospi (Coreia do Sul): -0,67%
ASX 200 (Austrália): -0,27%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados estão em alta, à espera da decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE).
Embora a expectativa seja de manutenção das taxas, os investidores estarão atentos às declarações da presidente Christine Lagarde sobre os próximos passos da política monetária.
A maioria dos analistas prevê mais dois cortes de juros ainda este ano, em setembro e dezembro.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,81%
DAX (Alemanha): +0,35%
CAC 40 (França): +0,99%
FTSE MIB (Itália): +0,99%
STOXX 600: +0,64%
Radar corporativo que movimenta o Ibovespa
Em reação às recentes notícias divulgadas pela imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da Vale (VALE3), Daniel Stieler, reafirmou a integridade do processo de seleção do novo presidente da mineradora.
Na reunião do conselho de administração da Tok&Stok realizada nesta quarta-feira (17), os acionistas optaram pela destituição da atual presidente da empresa, Ghislaine Dubrule, membro da família fundadora e sócia minoritária da rede. As informações pertencem à apuração do Valor Econômico.