Defesa do consumidor

Apagão cibernético: Governo vai mapear danos aos consumidores

A identificação está sendo feita junto a Agência Nacional de Aviação Civil e a Federação Brasileira de Bancos

Aeroporto
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, está tentando identificar possíveis danos aos consumidores brasileiros em consequência do apagão cibernético na manhã desta sexta-feira (19), informou o blog de Malu Gaspar para o jornal O Globo.

De acordo com o titular da secretaria, Wadih Damous, o governo está buscando junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) os eventuais danos.

Clientes de bancos como Bradesco (BBDC4), Banco Pan e Next movimentaram as redes sociais na manhã desta sexta (19) com reclamações. Usuários relataram dificuldade para acessos os apps e realizar transações.

Já no setor de aviação, a Azul (AZUL4) alertou clientes sobre atrasos pontuais nos voos devido ao apagão. A orientação da aérea é que as pessoas cheguem mais cedo aos aeroportos, visto que atrasos “podem acontecer”.

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, negou que o apagão tenha sido resultado de um ataque hacker. Segundo ele, a falha foi encontrada em uma atualização de conteúdo para servidores Windows.

Microsoft anunciou que a origem da falha cibernética global foi identificada e solucionada.

Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários 

Um apagão cibernético nos sistemas tecnológicos gerou problemas técnicos que impactaram atividades de comunicação, operações financeiras e transporte globalmente. Os efeitos começaram a se manifestar durante a madrugada desta sexta-feira (19).

O incidente estava vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

“Estamos cientes de que uma atualização de uma plataforma de software de terceiros está causando problemas nos dispositivos Windows. Esperamos que uma solução seja disponibilizada em breve”, afirmou a Microsoft, em comunicado.

Em entrevista à NBC, a empresa revelou ter enfrentado uma falha significativa após uma atualização de sistema, resultando em uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de dispositivos Windows globalmente.

Esse incidente causou perturbações em uma variedade de setores, incluindo bancos, companhias aéreas, emissoras de TV e supermercados, além de tornar servidores inoperantes e impedir a inicialização correta dos computadores.