O presidente dos EUA, Joe Biden, desistiu da corrida presidencial. Biden estava sendo pressionado a abandonar a corrida após apresentar um fraco desempenho no debate contra seu principal oponente, o ex-presidente Donald Trump. O anúncio foi realizado através do Instagram de Biden neste domingo (21).
A pressão para a desistência de Biden vinha de patrocinadores de sua campanha e por democratas. A visão negativa surgiu após o debate de Biden contra Trump, que ocorreu no dia 27 de junho, quando Biden não mostrou o “vigor esperado” por seus apoiadores.
Além disso, após o anúncio de que Biden precisou cancelar sua palestra na conferência anual UnidosUS por ter testado positivo para Covid-19, levantou-se a possibilidade de que o democrata já havia aceitado a necessidade de abandonar da reeleição.
As informações haviam sido confirmadas por fontes próximas à Casa Branca para jornais dos EUA.
Na tarde deste domingo, o presidente dos EUA publicou em seu Instagram um comunicado em que afirmava que “embora tenha sido a sua intenção buscar a reeleição”, é do interesse do partido e do país que ele se concentre “exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como Presidente durante o resto do mandato”.
Além disso, ainda no comunicado, ele agradeceu a todos os seus apoiadores, incluindo sua vice-presidente Kamala Harris, “por ser uma parceira extraordinária em todo este trabalho”. Kamala é um dos nomes cotados para assumir o papel de Biden na corrida presidencial.
Biden cancela discuso após ser diagnosticado com covid
O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou uma palestra na conferência anual UnidosUS após testar positivo para Covid-19, conforme informações do jornal “The Guardian”.
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, ele está “vacinado e reforçado” e apresenta sintomas leves.
“A Casa Branca fornecerá atualizações regulares sobre a situação do presidente, à medida que ele continua a desempenhar todas as funções do cargo enquanto está isolado”, disse ela, de acordo com o “Valor”.