Os mercados globais operam com ganhos mistos, nesta manhã de segunda-feira (22), enquanto o mercado assimilam a notícia de que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou no domingo (21) sua retirada da corrida presidencial, endossando a vice-presidente Kamala Harris como a candidata democrata.
Caso a candidatura de Harris se concretize, ela enfrentará o ex-presidente Donald Trump, que atualmente lidera as pesquisas de opinião.
A saída de Biden não foi surpresa, especialmente após seu desempenho insatisfatório no debate de junho.
EUA
O mercados futuros dos índices americanos estão em alta no início desta manhã. Investidores estão de olho no PIB do segundo trimestre e no Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) nesta semana, além do noticiário político.
Na sexta-feira, o deflator do PCE será divulgado, fornecendo um termômetro da inflação nos EUA, com expectativa de alta de 0,14%, segundo a equipe econômica da XP. Isso manteria a inflação acumulada em 2,5% nos últimos 12 meses.
Para o PIB, a XP projeta um crescimento trimestral anualizado de 2,0%, refletindo a desaceleração gradual da economia americana.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,13%
S&P 500 Futuro: +0,40%
Nasdaq Futuro: +0,64%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa, enquanto investidores avaliavam a retirada de Joe Biden da corrida presidencial e um inesperado corte de juros na China.
O banco central chinês (PBoC) reduziu inesperadamente suas principais taxas de juros em 10 pontos-base, após dados indicarem que o PIB da China cresceu a um ritmo mais lento do que o esperado no segundo trimestre.
Shanghai SE (China), -0,61%
Nikkei (Japão): -1,16%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,25%
Kospi (Coreia do Sul): -1,14%
ASX 200 (Austrália): -0,50%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam em alta, com os investidores focados na temporada de balanços.
O Morgan Stanley destacou que 29% das empresas europeias superaram as expectativas de lucro no início da temporada de resultados do segundo trimestre.
As ações da Ryanair caíram até 12% após a empresa reportar uma queda de 46% no lucro trimestral após impostos e prever tarifas mais baixas do que o esperado nos meses de verão.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,58%
DAX (Alemanha): +1,24%
CAC 40 (França): +1,33%
FTSE MIB (Itália): +0,94%
STOXX 600: +0,98%
Agenda do dia
Confira a programação desta segunda-feira (22):
Indicadores
- 08h25 – Banco Central divulga o relatório Focus.
- 09h30 – Federal Reserve de Chicago publica o índice de atividade nacional referente a junho.
- 10h00 – CNI lança a Sondagem da Indústria da Construção.
- 15h00 – Secex apresenta a balança comercial semanal.
- 15h30 – Ministério do Planejamento divulga o relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas.
Eventos
- 16h00 – Reunião de Haddad com Galípolo e Octavini (Susep).
- 16h00 – Comentários de Montes (Orçamento), Ceron (Tesouro) e Barreirinhas (Receita) sobre o relatório bimestral de receitas e despesas.
Balanços
- B3 (à noite) – Carrefour.
- Nova York (pela manhã) – Verizon.