Aos 71 anos

Morre Eduardo Monteiro, sócio do Opportunity e ex-diretor da Anbima

O executivo foi o primeiro brasileiro a presidir a IIFA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O empresário Eduardo Penido Monteiro, sócio da gestora Opportunity e ex-diretor da Anbima (Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), faleceu na noite desta quarta-feira (24) em São Paulo, aos 71 anos. 

Formado em engenharia, Penido ingressou no Opportunity em 1994, onde desempenhou papel como gestor de fundos de investimento. 

O executivo foi o primeiro brasileiro a presidir a IIFA (International Investment Funds Association), uma organização que abrange associações de fundos de investimento de mais de 40 países, conforme o banco. 

“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e sócio Eduardo Penido”, afirmou a nota do banco.

Penido também integrou o Conselho da Federação Ibero-Americana de Fundos de Investimento, da Associação de Investidores do Mercado de Capitais (Amec) e da antiga Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

“Tivemos o privilégio de conviver com sua energia e entusiasmo contagiantes. Incansável na busca por inovação e excelência, foi peça fundamental para nosso crescimento e conquistas, além de contribuir de forma relevante para o nascimento e desenvolvimento da indústria de fundos”, disse a nota.

Opportunity promove mudanças na gestão do banco

A gestora Opportunity decidiu centralizar a administração dos seus fundos macro e está prestes a lançar um novo fundo de renda fixa global na próxima semana.

A partir de agora, a equipe responsável pelos fundos macro internacionais, composta por Guilherme Preciado, Gustavo Vieira, Thomaz Araujo, João Amaral, Nicolau Curi e Eduardo Marques, também assumirá a gestão dos fundos macro locais, incluindo o Opportunity Total.

Marcos Mollica, que anteriormente liderava a gestão do Opportunity Total, deixou a empresa na semana passada, assim como Valter Unterberger Filho, responsável pela gestão de moedas do fundo.

Christian Walter, que geria as ações no Opportunity Total, também se afastou da gestora na mesma semana por motivos pessoais.