A pesquisa Quaest, divulgada na manhã desta terça-feira (30), revela um empate técnico entre Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) na corrida pela Prefeitura de São Paulo, com Ricardo Nunes (MDB) liderando por uma margem de 1%.
Nunes possui 20% das intenções de voto, enquanto Datena e Boulos têm 19% cada. Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados.
Datena subiu dois pontos percentuais e agora empata numericamente com Boulos. Na pesquisa anterior, divulgada no mês passado, ambos estavam empatados dentro da margem de erro.
Nunes e Boulos caíram dois pontos percentuais cada.
Confira a pesquisa para a eleição em São Paulo:
Ricardo Nunes (MDB): 20% (tinha 22% na anterior)
Datena (PSDB): 19% (tinha 17%)
Guilherme Boulos (PSOL): 19% (tinha 21%)
Pablo Marçal (PRTB): 12% (tinha 10%)
Tabata Amaral (PSB): 5% (tinha 6%)
Kim Kataguiri (União): 3% (tinha 3%)
Indecisos: 8%
Nenhum/branco/nulo: 9%
Nunes na liderança
Nunes se destaca entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, obtendo 35% das intenções de voto, enquanto Boulos lidera entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 37%.
Entre os eleitores que declaram apoio a Datena, há um empate técnico: 22% votaram no atual presidente, 17% no ex-presidente, e 20% não votaram ou anularam.
O atual prefeito, Nunes, se sai melhor entre homens (23%), idosos (31%), e católicos (27%). Datena lidera entre os que possuem escolaridade até o ensino fundamental (36%), evangélicos (24%), e aqueles com renda de até 2 salários mínimos (28%).
Já Boulos está à frente entre mulheres (23%), pessoas com ensino superior (29%), e aqueles sem religião (28%).
O instituto também testou um cenário sem Datena, que já desistiu em outras quatro eleições, e sem Kataguiri, cuja candidatura não foi anunciada na convenção do partido no último dia 20.
As ausências, no entanto, não alteram o quadro: o empate técnico entre Nunes e Boulos permanece, e os demais candidatos variam dentro da margem de erro.
Eventual segundo turno
Em um cenário de segundo turno, o atual prefeito possui 45% das intenções de voto contra 32% do deputado federal. Em comparação à rodada anterior, ambos oscilaram dentro da margem de erro.
Nunes venceria em todos os cenários testados, obtendo 46% contra 22% de Marçal e 47% contra 26% de Tabata. A Quaest, no entanto, não testou um cenário de segundo turno entre Nunes e Datena.
Boulos e Marçal estão empatados em um hipotético segundo turno, com o deputado federal marcando 37% e o empresário 33%. Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, há um empate técnico.