O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou pregão desta quarta-feira (31), em alta com os investidores à espera das decisões de política monetária no Brasil e nos EUA.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma alta de 0,10%, aos 126.620 pontos.
Já o dólar comercial seguia uma performance no mesmo sentido do índice, com uma alta de 0,90%, cotado a R$ 5,66.
Juros movimenta o Ibovespa
O Ibovespa opera na última sessão de julho com as atenções voltadas para as decisões de política monetária no Brasil e nos EUA.
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciará sua decisão sobre a Selic às 18h30, com a expectativa dos analistas de que a taxa básica de juros seja mantida em 10,50% ao ano pelo segundo encontro consecutivo.
Enquanto isso, o Federal Reserve (Fed) divulgará sua decisão às 15h (horário de Brasília), também com a previsão de manutenção das taxas de juros.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho, conforme informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este valor é 1 ponto percentual menor que o registrado no trimestre até março (7,9%) e 1,1 ponto percentual abaixo do mesmo período do ano anterior (8,0%).
EUA
Os índices futuros dos EUA avançam à espera do Fed, os investidores também acompanham os dados econômicos divulgados nesta manhã, incluindo as folhas de pagamento privadas da ADP, custos de emprego e vendas pendentes de imóveis.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,24%
S&P 500 Futuro: +1,27%
Nasdaq Futuro: +1,66%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam em alta, com investidores analisando os dados de atividade empresarial da China e a decisão do BoJ de aumentar as taxas de juros de referência para cerca de 0,25%.
Economistas consultados pela Reuters previam que o banco manteria as taxas na faixa de 0% a 0,1%, embora alguns analistas esperassem um aumento. Esta é a primeira vez desde dezembro de 2008 que a taxa de juros de referência do Japão supera 0,1%.
A atividade industrial da China registrou uma contração ligeiramente maior em julho, com o índice de gerentes de compras (PMI) de manufatura caindo para 49,4, abaixo dos 49,5 de junho. No entanto, este valor superou as previsões da pesquisa da Reuters, que esperava um PMI de 49,3.
Shanghai SE (China), +2,06%
Nikkei (Japão): +1,49%
Hang Seng Index (Hong Kong): +2,01%
Kospi (Coreia do Sul): +1,19%
ASX 200 (Austrália): +0,79%
Bolsas europeia
Os mercados europeus operam em alta, com investidores analisando dados de inflação da zona do euro e resultados corporativos, enquanto aguardam a decisão sobre os juros nos EUA.
FTSE 100 (Reino Unido): +1,17%
DAX (Alemanha): +0,45%
CAC 40 (França): +1,10%
FTSE MIB (Itália): -0,20%
STOXX 600: 0,93%
Radar corporativo que movimenta o Ibovespa
O Itaú (ITUB4) reformulou o seu canal de atendimento a PMEs (pequenas e médias empresas)- o Itaú Empresas – e estampou o ex-jogador Ronaldo Nazário, conhecido como Ronaldo Fenômeno, na campanha.
A Eletrobras (ELET3) esclareceu, nesta quarta-feira (31), que “não há efetiva” negociação com Nelson Tanure para a venda de sua participação na Emae.
A fabricante de motores elétricos WEG (WEGE3) teve lucro líquido de R$ 1,44 bilhão no segundo trimestre de 2024, crescimento de 5,4% sobre o resultado de um ano antes.