A Boeing registrou um prejuízo de US$ 1,43 bilhão no segundo trimestre de 2024 (2T24), quase dez vezes maior do que as perdas do mesmo período no ano anterior.
A receita da fabricante de aeronaves americana foi de US$ 16,9 bilhões entre abril e junho, representando uma redução de 15% em relação ao mesmo período de 2023.
“Apesar de ter sido um trimestre bastante desafiador, fizemos avanços importantes no fortalecimento da cadeia de garantia de qualidade e no posicionamento da companhia para o futuro”, diz Dave Calhoun, diretor-presidente da Boeing, em nota.
A Boeing anunciou também comunicou a nomeação de Kelly Ortberg, um veterano da indústria aeroespacial e ex-executivo da Rockwell Collins, como seu novo presidente. Ortberg será responsável por liderar a recuperação da fabricante de aviões, que recentemente relatou um prejuízo de US$ 1,43 bilhão no 2T24.
A unidade de Defesa e Espaço da Boeing, uma das três principais divisões da empresa, acumulou perdas bilionárias em 2023 e 2022. Executivos da companhia atribuíram essas perdas a custos excessivos associados a contratos de preço fixo.
A Boeing relatou que uma dinâmica de capital de giro negativa, resultante de seu processo de reestruturação operacional, gerou uma queima de caixa de US$ 4,32 bilhões no trimestre.
O prejuízo por ação ajustado foi de US$ 2,90, superando a previsão do mercado de uma perda de US$ 1,90 por ação. Além disso, as receitas totalizaram US$ 16,9 bilhões, ficando abaixo da estimativa de US$ 17,3 bilhões.
Boeing (BOEI34) entrega 92 aeronaves comerciais no 2T24
No segundo trimestre deste ano, a fabricante de aviões norte-americana, Boeing (BOEI34), entregou 92 aeronaves comerciais. Dentre elas, 70 foram unidades do modelo 737, outras 9 foram do modelo 787, enquanto nos modelos 777 e 767 foram fabricadas 7 e 6 unidades, respectivamente.
No primeiro semestre acumulado, a Boeing entregou 175 aviões comerciais, número menor que os 215 registrados no mesmo intervalo de 2023.
O modelo 737 Max está no centro das investigações movidas pelo Departamento de Justiça dos EUA relacionado a 2 acidentes fatais que ocorreram com as aeronaves. A empresa, inclusive, já se declarou culpada por conspiração de fraude criminal e concordou em pagar uma multa de US$ 243,6 milhões para resolver a invesitgação.