Acréscimo

EUA: Índice de custo de emprego sobe 0,90% no 2T24

Expectativa de alguns analistas, no entanto, era de uma alta mais marcada, de 1%

EUA
EUA / Foto: Unsplash

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o índice de custo de emprego subiu 0,9% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o trimestre anterior.

O aumento de 0,9% no índice de custo de emprego no segundo trimestre de 2024 ficou abaixo da alta de 1% projetada por alguns analistas.

Nos 12 meses encerrados em junho, o custo dos salários aumentou 4,2%, enquanto o de benefícios avançou 3,5%. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, as variações foram de 0,9% para salários e 1,0% para benefícios.

Lula: Brasil não pode esperar por IA produzida pelos EUA 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta terça-feira (30), o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, elaborado por cientistas a pedido do governo.Um dos destaques foi que o país não pode esperar pela IA desenvolvida nos EUA, Coreia do Sul ou Japão e precisa construir suas próprias ferramentas. 

Ele afirmou que adotará medidas já na próxima semana para avançar a proposta. Além disso, enfatizou que a IA deve gerar empregos no país, não eliminá-los. “O que vocês apresentaram não pode ficar numa gaveta” disse o presidente na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

“Na semana que vem, já vou me reunir com os ministros para apresentar a nossa proposta de política de inteligência artificial que vocês nos entregaram e, a partir daí, vamos tomar decisões para que isso aconteça de fato e de direito no nosso país”, declarou Lula.

Quanto à possibilidade da IA causar 16 milhões de desempregados, Lula comentou que “se for para isso, não quero”, afirmou.

“Temos que fazer com que esta seja uma fonte para que a gente gere emprego neste país”, frisou Lula.

O presidente aproveitou o momento para criticar as “big techs” – as gigantes de tecnologia mundial – por coletarem dados de usuários sem consentimento para treinar a inteligência artificial, sem pagar impostos e, posteriormente, lucrando com seu uso.